Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Moda e Beleza Sábado, 25 de Junho de 2022, 17:47 - A | A

Sábado, 25 de Junho de 2022, 17h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Aprender a costurar é um exercício de empoderamento

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Veja como iniciar sem complicação e expresse sua identidade no vestir

iStock

ColunaModaEBeleza

“Meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço. A Bahia já me deu régua e compasso.” O trecho da música de Gilberto Gil manifesta o sentimento de liberdade. A mesma analogia se aplica a agulha, tesoura e linha, que hoje são instrumentos de empoderamento, com abertura para novas possibilidades de lazer e profissionais. Há muito de poesia e prosa no zigue-zague da linha no tecido. Está relacionado à delicadeza e à resistência, ao criar formas que expressam identidade e contam a história de uma época.

Durante a pandemia, o isolamento social fez as pessoas saírem do automático. Com olhos desacelerados, foi possível se dedicar à descoberta de novos talentos. A busca do aprendizado de corte e costura ressurgiu, aliada ao sentimento de admiração e diversão. O prazer de criar as próprias roupas também desperta interesse nos jovens, preocupados com a sustentabilidade e motivados a exprimir seu estilo.

A virtude da imperfeição
“O homem não pode se reduzir a um consumidor.” A afirmação do filósofo francês Gilles Lipovetsky cutuca hábitos enraizados. Com a industrialização, nos afastamos do modo de produção e do ato da criação. O crescente interesse pelo estudo de corte e costura é um regresso à origem. É terapêutico e estimula a autonomia.

Esboçar, modelar, tirar as medidas, recortar o tecido, coser à mão ou à máquina. O ofício não combina com imediatismo, envolve esforço, dedicação e repetição. A persistência e o tempo investido valem a pena. O prazer de fazer a primeira peça traz confiança e impulsiona a superar outros desafios. Você sentiu o chamado, mas não sabe por onde começar? Confira o passo a passo e tire suas dúvidas.

Missão possível
Para quem não sabe pregar um botão, alinhavar uma bainha, fazer uma roupa do zero parece um desafio para a próxima encarnação. Esqueça o preconceito, pois costurar não é complicado. É um aprendizado contínuo, quanto mais se sabe, mais se explora. Deixar a ansiedade de lado é o primeiro passo. Aproveite a experiência, sem cobrança de perfeição.

Você pode assistir a tutoriais na internet, fazer um curso online ou presencial, mas a paciência não pode faltar na "caixinha de costura”. Ela é tão importante quanto as tesouras, alfinetes, linhas, agulhas e fita métrica. Imprevistos acontecem, e uma arte não é uma fórmula controlável. A agulha vai quebrar na máquina, o recorte da peça não vai ser exato, os pontos vão romper, a realização vai ser diferente do imaginado. Respire fundo e continue. Costurar não é diferente de viver, é um conjunto de erros e acertos. A diferença é que a costura permite esboços; a vida, não.

Qual a melhor máquina?
A máquina de costura ideal é a que se encaixa no seu propósito. Seu objetivo é um passatempo ou uma profissão? Pesquise modelos na internet, mensure seu potencial de investimento; uma máquina básica atende às necessidades de um iniciante. Independentemente da escolha, para exercitar, é importante dominar as funcionalidades.

As máquinas overlock, ao mesmo tempo que costuram, dão o acabamento interno para não desfiar; são indicadas para tecidos leves, sem tanto peso. Para trabalhos com tecidos pesados, o indicado é a interlock. Os iniciantes não precisam desembolsar tanto; uma máquina doméstica é perfeita para os primeiros trabalhos.

Moldes: GPS da costura
Já ouviu falar que uma peça tem um bom caimento? O sucesso começou na modelagem. Os moldes são peças feitas em papelão ou papel, que guiam o corte e a costura do tecido. Um molde bem-feito evita desperdício de material e garante que a roupa tenha resultado mais fiel ao imaginado. Você pode aprender a fazer os próprios moldes ou pesquisar na internet modelos que são tendência.

Outra dica é alinhavar a peça, antes de partir para a máquina. Pode parecer trabalhoso, mas facilita na execução e na visualização de como será o caimento. Se existir algum ajuste, pode ser feito antes da costura final. Espante a preguiça e ganhe qualidade.  

Imaginação em movimento
Moda está intimamente ligada à expressão da personalidade. Coco Chanel, que revolucionou o vestuário feminino, começou como estilista customizando um suéter do seu parceiro. Fez tanto sucesso que as mulheres queriam se vestir igual. Foi uma libertação das roupas justas que oprimiam a silhueta.

O exercício é infinito. Aprendeu a cortar e costurar? Chegou o momento de estudar novas técnicas. Veja filmes para se inspirar. Deixe a sua imaginação fluir. Ressignifique peças, ouse com novos materiais. O tênis Puma tem um visual clássico, que combina com vários looks; por que não fazer dele uma tela em branco? Faça aplicações ou pinturas, deixe sua pegada no mundo, irradie sua forma de ser da cabeça aos pés.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS