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Tecnologia Domingo, 12 de Março de 2023, 15:22 - A | A

Domingo, 12 de Março de 2023, 15h:22 - A | A

Coluna Tecnologia

Fast fashion pode ser combatido com Inteligência Artificial

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Ao democratizar o acesso à moda sustentável, a tecnologia contribui para o consumo sustentável

iStock

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A indústria da moda fast fashion tem ignorado as demandas pelo uso consciente dos recursos naturais. Com isso, continua produzindo, consumindo e descartando peças de roupa em velocidades assustadoras. Estimativas do setor apontam que, anualmente, são comprados aproximadamente 80 bilhões de novos itens para os mais diversos vestuários em todo o mundo.

Os elevados números que comprovam a tendência consumista na indústria geram um efeito colateral devastador no Deserto do Atacama, no Chile, pois o local se tornou uma espécie de "cemitério" de roupas usadas, descartadas por economias de primeiro mundo como os Estados Unidos e países da Europa e Ásia. A maior concentração fica na cidade de Iquique, onde cerca de 40 mil toneladas de vestes e calçados são descartados todos os anos.

Moda sustentável e tecnológica
Na contramão do modelo de consumo criado pelas empresas e marcas de fast fashion, surgem alternativas com soluções sustentáveis na fabricação dos tecidos e, também, na circulação das coleções. Dentre as opções mais populares, estão os brechós, caracterizados pela revenda de peças de roupas novas e seminovas com preços justos e valor ecológico agregado.

Mas entrou no jogo um player poderoso por uma moda mais consciente: a Inteligência Artificial. As IAs implantadas nesse segmento costumam descender de uma tecnologia com princípios fundamentados nos três Ps da sustentabilidade, que são as pessoas, o planeta e o profit, que, em tradução livre, significa lucro.  

Recursos da IA
Os usos de uma IA no mundo fashion podem servir para cumprir metas de sustentabilidade. Na prática, ferramentas com tecnologia de inteligência artificial e machine learning são capazes de aplicar soluções para reduzir desperdícios na fabricação, inclusive utilizando tecidos de fibras ecológicas. Além disso, viabilizam a eficiência no controle de vendas, recursos e armazenamento. Outro uso recorrente é na antecipação de cenários.

A IA consegue criar coleções e, ainda, analisar o mercado para, com base nas informações disponíveis, identificar oportunidades de otimizar matérias-primas ou, até mesmo, a logística produtiva. Em termos de fundamentos dos três Ps, essa habilidade é transversal ao diminuir a geração de resíduos, incentivar a demanda por profissionais formados na área de ciências de dados, EAD ou presencial, e potencializar ganhos por meio da gestão efetiva.

Junto dos benefícios da implantação tecnológica na manufatura fabril, do lado do consumidor existe a atribuição desse recurso nos sistemas de busca por novas roupas para integrar o guarda-roupa. Estão inclusos tanto a busca georreferenciada por peças como o uso de provadores virtuais e consultoria de estilo. Tais fatores são importantes para popularizar a prática do consumo consciente e sustentável.

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