Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 26 de Novembro de 2023, 13:47 - A | A

Domingo, 26 de Novembro de 2023, 13h:47 - A | A

Coluna Tecnologia

Conheça o AI Pin, broche com inteligência artificial que deseja substituir os smartphones

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Ativado por voz e gestos, o acessório conta com uma IA generativa para auxiliar os usuários nas mais diversas situações cotidianas

iStock

ColunaTecnologia

..

Humane, empresa californiana fundada por ex-funcionários da Apple, anunciou o lançamento de um novo dispositivo que visa tornar os smartphones obsoletos. Trata-se do AI Pin, um broche equipado com uma inteligência artificial que pode ser ativado por gestos ou voz. Quando preso na roupa do usuário, esse acessório pode ser utilizado para fazer ligações, mandar mensagens, pesquisar na internet e até capturar fotos e vídeos.

Saindo pelo preço inicial de 699 dólares (aproximadamente R$ 3.400 na cotação atual), o maior diferencial do dispositivo é a sua capacidade de funcionar sem telas. Hoje em dia, estamos acostumados a mexer no smartphone para fazer absolutamente qualquer uma das suas funções, mas o AI Pin busca fazer tudo isso de forma mais automática, esperando apenas algum sinal ou ordem direta do usuário. Ao invés da tela, o broche projeta sua interface na palma da mão do usuário.

Na prática, sua utilização não seria tão diferente de usar o assistente virtual do smartphone. Hoje os celulares já são capazes de realizar uma série de funções por comandos de voz, através de inteligências artificiais como o Google Assistente (Android) e a Siri (iOS). A diferença aqui é que a IA do AI Pin é generativa, ou seja, é uma tecnologia mais avançada que segue a mesma premissa do ChatGPT da OpenAI.

Essas IAs conseguem estabelecer diálogos mais dinâmicos e proporcionar respostas únicas para cada pergunta feita. Um exemplo: ao perguntar o que é um leilão, o pin daria uma resposta mais completa, podendo até mesmo providenciar alguns exemplos próximos da realidade do usuário. Apesar de já serem modelos avançados, os algoritmos utilizados nos smartphones ainda não chegaram nesse nível.

O broche também contará com uma série de acessórios essenciais como estojo com bateria integrada e base de carregamento, o que vai gerar alguns custos adicionais. Não parando por aí, também será obrigatório pagar uma assinatura de 24 dólares mensais (aproximadamente R$ 116) para armazenar as capturas em nuvem e utilizar seus recursos móveis.

Outro ponto que vem levantando questionamentos é com respeito à privacidade. A Humane garante que o dispositivo só captura imagens e áudio quando é ativado e que os usuários não correm o risco de serem “espionados”. Lançado no dia 16 de novembro, por enquanto o AI Pin se encontra disponível somente nos Estados Unidos. Não existe uma previsão oficial de quando o acessório será vendido no Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS