O Congresso Internacional da Carne, que acontece em Campo Grande conta com palestras, mesas redondas, debates e exposições de entidades da área. A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) participa demonstrando a atuação das empresas no Estado e benefícios que podem ser obtidos para o futuro, como por exemplo o credenciamento do laboratório do Serviço Nacional da Indústria (Senai-MS) junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Para o diretor regional do Senai-MS, Jaime Elias Verruck, a importância da exposição no Congresso já inicia com a satisfação de poder fazer parte da conquista em trazer ao Estado um evento internacional do setor.
Como também o objetivo principal do estande da Fiems/Senai é para divulgar e agregar valor e ‘mostrar ao mundo’ que Mato Grosso do Sul poderá ter um laboratório próprio de análise da carne.
“Já podemos dizer que primeiramente é de suma importância a conquista de um congresso internacional para o Estado, pois o Mato Grosso do Sul é produtor de carne e isso é uma consolidação de nossa industrialização e do MS industrializador e produtor das carnes”, apontou o diretor.
Análise própria e agilização
Verruck demonstra e acrescenta que a idéia é mostrar ao mundo a entidade que poderá ser e fazer análises do produto dentro do próprio Estado. “Queremos mostrar a todos da área que vem de fora do Brasil, que além de produzirmos, vamos ter dentro de casa, a análise laboratorial de nossos produtos. Estamos em fase de credenciamento junto ao Mapa de nosso Labalimentos”, relata Verruck.
O diretor diz que o evento também poderá ser ou deve adiantar a reivindicação e ação que está sendo pleiteada pelo Senai-MS junto ao Mapa, pelo credenciamento do laboratório da entidade, para que o MS possa fazer analises oficiais, com ‘selo’ governamental, da carne no Estado.
“Um congresso desse porte pode ajudar e vamos mostrar a todos e pedir apoio também para agilizar e sair a liberação do credenciamento junto ao Mapa, para que o Senai possa fazer análise para o Ministério e colocar no MS a pratica da análise e não levar isso para fora, como ocorre hoje”, alegou.
Segundo Verruck o Senai-MS, já tem experiência e pratica a análise no Estado, onde presta serviço para empresas privadas. Contudo, para o Ministério ainda não tem validade, por não haver o credenciamento.
“Já temos a pratica, fazemos muitas análises para as empresa e todos os tipos de carnes. O Labalimentos já fez e é solicitado para produzir laudos as empresa de carnes bovinas, peixe, frango e suínos. Enfim todos os tipos. Isto nos dá credencial para fazer o governamental também”, conclui o diretor do Senai-MS.
Por Lúcio Borges - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
09/06/2011 - 09:40
Congresso da Carne tem hoje 12 palestras e se encerra com presidente da IMS
08/06/2011 - 17:32
Agronegócio de MS precisa investir no exterior, diz ex-ministro
08/06/2011 - 16:58
MS precisa recupera 70% das pastagens e buscar mercado, diz membro da Fiesp
08/06/2011 - 13:17
Produtores devem elevar produção e buscar classe C, afirma presidenta da CNA
08/06/2011 - 11:47
MS é destaque na abertura do Congresso Internacional da Carne
07/06/2011 - 07:00
Congresso Internacional da Carne começa hoje em Campo Grande
20/05/2011 - 07:17
Congresso da Carne apresentará tecnologia de ponta da Embrapa
29/04/2011 - 15:30
Famasul divulga Congresso Internacional da Carne em Assunção/PY
17/03/2011 - 10:12
Famasul apresenta Congresso Internacional da Carne na FARM
25/11/2010 - 16:36
Senadora Kátia Abreu lança em Campo Grande o Congresso Internacional da Carne