Criança de 1 ano e 8 meses teria morrido por leishmaniose, residente na Vila Carioca no município de Três Lagoas. O menino faleceu em Campo Grande, no Hospital Universitário, na tarde de domingo (6). A família ainda aguarda resultado do exame que comprovará se foi mesmo a doença que vitimou o bebê.
Este é o primeiro óbito por leishmaniose neste ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Até agora foram registrados oito casos.
No ano passado, foram registrados 17 casos, sendo que dois vindo a óbito.
Por determinação e seguindo orientações da secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, equipes da Vigilância Epidemiológica e dos agentes comunitários de Saúde visitaram a família do menino, orientando e prestando apoio.
“Sentimos e lastimamos profundamente a morte dessa criança. O fato nos leva a tomarmos consciência da responsabilidade que todos temos para evitar que se repitam esses casos”, observou Eliane Brilhante, por meio de nota divulgada da assessoria.
O trabalho das equipes foi averiguar as condições em que vive a família e orientá-la sobre o manejo ambiental do local onde residem.(modificada às 17:33 para acréscimo de informação)