Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Novembro de 2024



Rural Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015, 11:57 - A | A

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2015, 11h:57 - A | A

Showtec: \"Drone é o \"olho\" do produtor em busca de qualidade da lavoura\" destaca pesquisador

Taciane Peres, enviada especial para Maracaju - Capital News

Tecnologia é a marca registrada da Showtec, principalmente num mundo atual em que vivemos onde a tecnologia e a informação rápida tem ganhado espaço, produtores rurais juntamente com a Embrapa estão trocando informações aliando com estudos para a melhoria da produção e da atividade agrícola ou pecuária do produtor rural.
Uma das novas tendências do mercado do agronegócio está no que se refere ao chamado Vant, ou Drone, que tem chamado a atenção de muitos produtores e profissionais da área em busca de informação e melhorias para sua atividade rural de forma rápida e objetiva.

Durante a Showtec que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro em Maracaju a equipe do Capital News viu de perto a Embrapa Instrumentação sob o comando do palestrante e pesquisador Lúcio André de Castro realizou um encontro com produtores no último dia (21) quarta-feira onde estudantes e profissionais da área se reuniram para aprender a manusear o Drone, suas características e técnicas para utilizar o equipamento em sua lavoura. “O drone está em muita evidência no momento, pois ele tem um potencial de uso muito grande, na época da lavoura, principalmente no controle de pragas e doenças, as plantas, vai facilitar a vida do produtor com automação no campo.

Clique na imagem para acessar a galeria

Pesquisador da Embrapa Instrumentação, Lúcio André fala sobre técnicas de utilização do drone
Foto: Deurico/Capital News

Sobre a novidade do mercado, o pesquisador fala sobre o interesse dos produtores em conhecer melhor a tecnologia do Vant. “As principais dúvidas dos produtores são sobre que tipo de drone usar, para que serve, o que eu consigo adquirir pois tem uma grande quantidade de drones no mercado e precisamos realmente saber como usá-los. A Embrapa passa essa informação ao produtor, dando esse apoio.

Mercado
“O mercado de drones está em formação, nessa formação tem muitos acertos e erros, temos que saber separar os gargalos e evoluir, todos os dias temos perguntas sobre o que é o drone, para que serve, o que eu posso fazer com ele, se ele mede falhas, o drone não faz nada sozinho, temos que saber que tipo de ferramenta que ele precisa, a Embrapa faz o software, tem outros comerciais e tem que saber como usar o que realmente precisa”, comenta o pesquisador.

Custo x benefício
Hoje os drones custam da faixa de 10 mil reais até 300 mil reais e tem tido bastante saída. Depende da capacidade e do tipo de processamento que você vai fazer. Os valores altos estão sendo bem vendidos, tem mais de 200 unidades já vendidas para a área agrícola. Hoje o drone tem auxiliado muito na rapidez de informação dentro da lavoura. “O drone hoje é como se fosse o olho do produtor com mais potencial, um raio-x que consegue identificar as falhas, doenças e alterações pra você corrigir a tempo. Antes se esperava passar a próxima safra para corrigir, agora você pode corrigir antes, ou seja melhorar o bolso do agricultor”, afirma Lúcio.

Clique na imagem para acessar a galeria

Drone ou Vant se tornam "xodó" dos produtores durante a Showtec 2015
Foto: Deurico/Capital News

Quem esteve presente na feira aproveitou a oportunidade para ampliar os conhecimentos e aproveitar o máximo de informação para utilizar o Vant. “Eu vim aqui só para participar dessa palestra. É impressionante como a tecnologia chegou de uma forma que beneficiasse tanto o produtor que não dá mais para ficar sem ela. Fiz uns cálculos, vou fazer umas economias e comprar o vant, que será muito útil para controlar pragas, no caso para minha fazenda, com meu plantio de soja. Antes uma informação que demorava dias para levantar hoje eu tenho em algumas horas ou até mesmo minutos, é fundamental essa tecnologia chegando ao campo”, destaca o produtor de 33 anos, morador da região de Ivinhema, que veio a Showtec para prestigiar o evento em Maracaju.

A feira Showtec, continua entre os dias 22 e 23 de janeiro de 2015 em Maracaju. Mais informações sobre eventos, palestras e encontros técnicos acesse o site http://www.portalshowtec.com.br/.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS