Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011, 10:42 - A | A

Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011, 10h:42 - A | A

André inaugura reforma da Cigcoe e não descarta aumento de efetivo

Jefferson Gonçalves e Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador André Puccinelli (PMDB) inaugurou nesta manhã as obras de reforma do prédio da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE). A solenidade contou também com a presença do secretário de justiça e segurança pública Wantui Jacini e autoridades da Polícia Militar.

Foram realizadas a pintura geral, urbanização, revisão de toda a cobertura do telhado, reforma em todos os banheiros e ampliação dos alojamentos. Com a reforma, foi feita uma adequação para a instalação de um grêmio recreativo, academia de ginástica e ampliação do canil.

“A demanda reprimida em 2007 fez com que a CIGCOE se retraísse, pois não havia uniforme, armamento e viaturas. Há seis anos atrás a CIGCOE não recebeu um prego. Neste segundo mandato conseguimos o apoio do Ministério da Justiça, e agora vamos combater e diminuir a criminalidade. Os maiores índices de violência são o tráfico e os homicídios, mas vamos combater todos os 360 crimes previstos no Código Penal” disse o governador.

Clique na imagem para acessar a galeria (09 fotos)

..
Foto: Deurico/Capital News

Questionado sobre o possível aumento de efetivo na segurança, o governador disse que há uma possibilidade de ocorrer novos concursos. “Hoje temos aproximadamente 157 policiais civis e mais 474 policiais militares em formação. Após estes alunos entrarem em operação de campo, nós analisaremos a possibilidade da realização de um novo concurso público” afirmou André.

A Cigcoe atua como a tropa especializada da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Com policiais altamente treinados e capacitados para lidar com ocorrências de alto risco, a Cigcoe trabalha em situações específicas como as que envolvem reféns, operações de combate ao tráfico de drogas, patrulhamento onde há maior índice de violência, reintegração de posse, intervenções em unidades prisionais, desobstrução de vias, ameaças de bombas, entre outros.

A Companhia conta com quatro pelotões especializados para cada tipo de situação: a Rotac, que efetiva o patrulhamento em áreas de violência; o Choque, que atua em casos de rebeliões; o GAT, de ações táticas especiais, que lida com ocorrências onde há reféns ou bombas; e a ROCA, onde atuam cães (das raças labrador, rottweiler, pastor alemão e pastor belga) que são treinados desde filhotes para combater o crime.

Clique na imagem para acessar a galeria (09 fotos)

..
Foto: Deurico/Capital News


Por Jefferson Gonçalves e Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 14/12/2010 - 18:20
  Capital poderá receber sede do Bope em 2011

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS