Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 30 de Dezembro de 2014, 16:34 - A | A

Terça-feira, 30 de Dezembro de 2014, 16h:34 - A | A

Aquário do Pantanal é visto por jornalistas e alunos de universidades locais

Juliana Brum - Capital News (capitalnews.com.br)

A obra tão esperada para ser entregue neste final de 2014, o emblemático Aquário do Pantanal, infelizmente não será inaugurado com toda polpa e circunstância que lhe confere, já quea previsão é de ainda levar pelo menos uns quatro meses para finalizar todo o complexo. Porém a primeira visita aconteceu na tarde desta terça-feira (30) para a imprensa e seguida para estudantes e pesquisadores.

Com uma arquitetura ímpar o Aquário do Pantanal, é o primeiro de Água doce idealizado para ser único e marcar a arquitetura de Campo Grande, Ruy Otake o arquiteto desta imponente obra esteve presente durante a visita e fez questão de explicar os detalhes de cada Área construída como na biblioteca Digital que terá uma bancada de madeira projetada para o leitor ver de cima todo o empreendimento e na parte central desta sala suspensa haverá um local para acomodar aproximadamente 30 mil livros.

Clique na imagem para acessar a galeria

Segundo o arquiteto Ruy Otake a obra deve durar mais de cem anos
Foto: Juliana Brum/Capital News

Ao todo serão 32 recintos, com 27 mil m2 de área construída ele abriga: o circuito de Aquários, Jardim aberto, o Museu Interativo da Biodiversidade que apresentará um dos pontos altos da visita que será uma replica do aquário que receberá 12 visitantes e dentro dele passará filmes e informações ND, em que cheiros, sons dentre outros fenômenos atrairão a atenção do visitante, Centros de Pesquisas em Biodiversidade, um auditório para receber 250 pessoas além de um espaço reservado para o Centro de Negócios em Bioeconomia.

Hoje 80% dos peixes já estão capturados e sendo adaptados em tanques, os répteis e mamíferos que farão parte deste complexo, parte já aguardam como o casal de lontra, oito jacarés, um casal de sucuri amarela dentre outros animais.

Segundo o biólogo José Sabino o circuito de Aquários comporta 1 milhão e duzentos litros de água. “Estamos trabalhando para que o bem estar dos animais esteja em primeiro plano, para isto que a cenografia está sendo trabalhada com perfeição para que o habitat seja representado fielmente.” Destacou o curador ciêntifico José Sabino.

“Mesmo não tendo certeza se estarei ainda a frente do Projeto, devido as mudanças de Governo, minha espectativa é que conforme o planejamento em até quatro meses os portões possam já estar abertos ao público.” Declarou João Onofre do Biota, biólogo e professor que acompanhou toda a visita.

Cada galeria representada por um aquário faz menção a uma fatia de cada rio do Mato Grosso do Sul. Foi caracterizada num tanque central as resurgências do Rio Prata localizado em Jardim e Bonito.

Certamente quando finalizado a obra será um atrativo cultural jamais visto no Estado e podendo avançar pelo país. A proposta é muito positiva, afinal ter um local de primeiro mundo para fazer pesquisas de um bioma e biodiversidade exclusiva do Pantanal é algo muito positivo.

A Obra atrasou e não foi entregue na data esperada, resta aguardar os trâmites do próximo governo e a abertura oficial desta obra que atrairá muitos turistas a Capital Sul Mato Grossense.

Clique na imagem para acessar a galeria

Primeiro grupo de visitantes se sentem horandos e aguardam ansiosos para ver a obra semi concluida
Foto: Juliana Brum/Capital News

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS