Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 09:27 - A | A

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 09h:27 - A | A

Altas no preço

Cinco postos de combustível são autuados pelo Procon

Ação é para evitar que consumidores sejam lesados e tenha que pagar a mais

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Procon

Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis

Alguns dos postos de combustível já foram autuados

Para evitar que os consumidores sejam lesados e tenham que pagar a mais pelos produtos devido à vontade incontrolável de proprietários de estabelecimentos em aumentar, cada vez mais os seus lucros, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) intensificou as fiscalizações, nos postos de de combustíveis.

 

Dos estabelecimentos já visitados pela fiscalização do Procon Estadual, em Campo Grande,  houve cinco autuações devido aos abusos nos preços e exposição para venda  de produtos impróprios. Somente dois, que praticavam os preços corretos, receberam apenas o relatório de visita, demonstração de que não foram encontradas irregularidades.

 

A ação tem por objetivo é detectar e punir postos que estão aplicando aumentos injustificados aos valores de comercialização, principalmente da gasolina, e praticando em produtos que  já mantinham em estoques as alíquotas liberadas recentemente pelo governo estadual. Trata-se  de crime contra a relação de consumo levando-se em conta que o combustível foi adquirido anteriormente à decisão e, por isso, não há razão para estar sendo vendido mais caro do que era antes da vigência do novo tributo.

 

Fiscalização 

Em um dos postos, o primeiro a apresentar cobrança abusiva, havia dezenas de unidades de óleo para motor impróprios para o consumo por estarem vencidos ou não apresentarem informações  essenciais ao consumidor, fator que motivou ato diferente do relacionado aos preços dos combustíveis. Além dos postos  do Parque e Carandá, ambos na avenida Mato Grosso,  cometiam infrações  os Auto Postos Master ( avenida Calógeras) e Milênio ( na rua Bahia) tendo sido ambos  autuados e deverão prestar informações a respeito de suas atitudes havendo ampla possibilidade de  serem multados por abusarem dos preços em prejuízo do cidadão que necessita abastecer seus veículos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS