Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 14:31 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 14h:31 - A | A

Luz

Em outubro bandeira tarifária de energia é amarela

Em setembro, a bandeira sinalizava a cor vermelha

Laryssa Maier
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de conta de luz, bandeira tarifaria, energisa

Dica de consumo retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

No mês de outubro a bandeira tarifária de energia elétrica é amarela, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Segundo assessoria outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

 

A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico. Esse cenário também levou à redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia (PLD) manter-se em patamar estável. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

 

Em setembro, a bandeira sinalizava a cor vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O anúncio de mudança neste mês, no entanto, não deve influenciar o comportamento de consumo. Bandeira amarela é alerta e reforça a necessidade de ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS