Logo após matéria divulgada sobre o Ranking de reclamações do Procon, a Energisa respondeu a produção do Capital News com uma nota de esclarecimento.
Segue nota da Energisa
A Energisa informa que o ranking do Procon considera em seu número, além das reclamações, os atendimentos e orientações realizadas ao cliente. O ranking apresenta ainda um elevado número de reclamações improcedentes, bem como reclamações duplicadas.
Ajustando o número no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), base dados que é utilizada pelo próprio Procon, o número correto seria:
(+) Número Considerado no Ranking pelo PROCON - 900
(-) Atendimentos e Orientações (Não são reclamações) - 301
(-) Reclamações Improcedentes e arquivadas (Foram todas respondidas e não existia procedência) - 222
(-) Reclamações Duplicadas ou Triplicadas - 145
Número Real do Ranking - 232
A distribuidora reforça ainda que o ranking em número absoluto não representa a eficiência das empresas, pois empresas que tem poucos clientes são comparadas a empresas que atendem milhões de clientes, como é o caso da Energisa. Se considerarmos, portanto, os ajustes citados acima, a posição da empresa no ranking seria substancialmente alterada.