Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 15:51 - A | A

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 15h:51 - A | A

Doe vida

Folgas de Natal e Ano Novo devem derrubar estoque de sangue no Hemosul

Em 2018 a queda registrada no número de doações no mês dezembro em comparação com novembro foi de 21%

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Portal MS

Hemosul da Capital necessita de doadores com urgência

Hemosul precisa de doadores

Chegando os feriados e festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, as doações de sangue costumam cair no Hemosul. Muitas pessoas esquecem de fazer a doação e a preocupação é que os estoques fiquem baixos, impossibilitando, principalmente, o atendimento de pacientes de emergência em hospitais públicos e privados.

 

Isso porque, historicamente, na última semana do ano, a quantidade de doadores diminui em toda a rede. “No começo de dezembro as doações costumam ser boas por causa da solidariedade do Natal. Mas na semana entre o Natal e o Ano Novo elas reduzem muito”, afirma a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi.

 

Em 2018 a queda registrada no número de doações no mês dezembro em comparação com novembro foi de 21%, baixando de 5.527 para 4.349. Já em 2017 a redução no mesmo período foi de 11%, caindo de 5.284 doações para 4.668. Por isso, o Hemosul pede que as pessoas doem sangue antes de tirar os dias de folga.

 

De acordo com a assessoria em Campo Grande, o Hemosul Coordenador (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304) fica aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h ao meio dia. Nas datas do Natal e Ano Novo, 25 de dezembro de 1° de janeiro, a unidade fecha. Nos demais dias o atendimento será normal, sem recesso para os funcionários.

 

No interior do Estado, cada unidade decidirá as escalas de atendimento. As cidade de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Nova Alvorada do Sul têm postos de coleta do Hemosul. Endereços, telefones e horários de atendimento podem ser conferidos no site do Hemosul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS