Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Geral Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024, 08:01 - A | A

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024, 08h:01 - A | A

20 de Novembro

Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra em Campo Grande

Instituída em dezembro de 2023 como feriado, está é a 1ª vez que data será celebrada nacionalmente

Viviane Freitas
Capital News

Hoje (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado nacional que marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola. Antes, a data era observada apenas em algumas cidades e estados, mas com a sanção da Lei nº 14.668/23, o feriado passou a ser oficial em todo o Brasil. A data visa celebrar a cultura afro-brasileira e estimular a reflexão sobre a contribuição dos negros para a sociedade, além de promover um debate sobre o racismo e as desigualdades sociais.

Com a mudança, a forma de funcionamento de diversos estabelecimentos em Campo Grande também foi alterada. Supermercados, bares e restaurantes poderão abrir normalmente, desde que garantam a folga compensatória aos trabalhadores, conforme a convenção coletiva. Já os bancos e os Correios estarão fechados, com retorno às atividades no dia 21 de novembro. O Camelódromo, um dos principais centros comerciais da cidade, não funcionará no feriado, mas reabre na quinta-feira.

O comércio de Campo Grande terá funcionamento flexível. As lojas poderão abrir de acordo com a decisão dos empresários, seguindo o horário das 9h às 18h, com intervalo de, no mínimo, 1 hora. Já os shoppings terão horários diferenciados, com o Bosque dos Ipês, Campo Grande e Norte Sul Plaza funcionando das 10h às 22h, enquanto o Pátio Central operará das 9h às 16h.

Outros pontos turísticos e serviços também terão horários especiais. O Bioparque Pantanal abrirá das 8h30 às 14h30, com entrada apenas mediante agendamento, enquanto o Parque das Nações Indígenas manterá seu horário habitual, das 6h às 22h. Já a Receita Federal em Campo Grande estará fechada no feriado e retomará o atendimento no dia 21.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS