Corumbá foi selecionada para o programa ‘Cidades Modelos Verdes Resilientes’, que visa impulsionar ações climáticas nas cidades brasileiras. Junto com Miranda, Coxim e Campo Grande, a cidade de Mato Grosso do Sul será uma das 50 contempladas pela iniciativa.
O programa tem como objetivo apoiar as cidades com suporte técnico para implementar duas ações de alto impacto climático. Uma ação focará na mitigação da crise climática, com medidas para reduzir a emissão de gases, e a outra na adaptação, preparando as cidades para os efeitos das mudanças climáticas.
O anúncio foi feito pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jorge Muller, durante o ‘1º Encontro Cidades Verdes Resilientes’, realizado em Brasília (DF), no dia 27 de março. O evento também apresentou o plano de implementação do programa para governos, instituições e a sociedade civil.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro das Cidades, Jader Filho, destacaram a importância da colaboração entre os níveis de governo para construir um futuro mais sustentável, com infraestruturas verdes, soluções inovadoras e foco na justiça climática e social.