Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 01 de Abril de 2025



Política Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 07h:00 - A | A

15ª reunião

Campo Grande sediará COP15 sobre espécies migratórias em 2026

Evento global reunirá especialistas para debater a preservação da fauna e seus habitats

Viviane Freitas
Capital News

A 15ª reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) será realizada em Campo Grande, entre 23 e 29 de março de 2026. O evento reunirá representantes de governos, comunidades indígenas, cientistas e organizações da sociedade civil para debater desafios e soluções para a preservação da fauna migratória.

O anúncio foi feito pelo ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, durante a cerimônia de lançamento do Pacto pelo Pantanal, que prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão no bioma até 2030. Segundo a secretária executiva da CMS, Amy Fraenkel, a conferência será uma oportunidade para fortalecer a cooperação internacional e adotar medidas que garantam o futuro das espécies migratórias.

Criada em 1979 e integrada por 133 países, a CMS é um dos principais tratados ambientais das Nações Unidas. A COP, que ocorre a cada três anos, é a instância máxima de decisão da convenção. A última reunião foi realizada em fevereiro de 2024, no Uzbequistão.

Entre os temas que serão discutidos na COP15, destacam-se a ampliação da lista de espécies protegidas, o combate à caça ilegal, a preservação de corredores ecológicos e a expansão de programas de conservação, como a Iniciativa da CMS para a Conservação da Onça-Pintada. Além disso, haverá articulação com outras convenções ambientais, como a CITES e a Convenção sobre Diversidade Biológica.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS