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Política Sábado, 15 de Março de 2025, 12:42 - A | A

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ANTT conclui audiências públicas sobre concessão das ferrovias FICO e FIOL

Eventos discutiram investimentos de R$ 28,7 bilhões e impactos logísticos para o escoamento da produção agrícola

Viviane Freitas
Capital News

Nos dias 11, 12 e 14 de março, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou três sessões públicas da Audiência Pública nº 1/2025 para apresentar e discutir o projeto de concessão das ferrovias de Integração Centro-Oeste (FICO) e de Integração Leste-Oeste (FIOL). Durante o evento, foram abordados aspectos como a engenharia dos projetos, modelagem econômico-financeira, operação e estudos socioambientais.

A FICO e a FIOL, combinadas com outros projetos ferroviários em andamento, têm o objetivo de integrar os sistemas ferroviários ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste, melhorando a interconectividade do transporte de cargas. A iniciativa visa criar uma alternativa logística para o escoamento da produção do interior do país para regiões portuárias, como o arco norte e os portos do sudeste, reduzindo a dependência das rodovias, que atualmente respondem por 65% da matriz de transportes do Brasil.

Durante as sessões, foram apresentados detalhes da concessão, que envolverá investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos. A construção da FIOL 3 exigirá um investimento de aproximadamente R$ 12,3 bilhões, com a previsão de geração de 93 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das obras. Na fase de operação, a expectativa é de criação de até 56 mil postos de trabalho.

A operação das ferrovias resultará em uma redução significativa dos custos logísticos, estimada em R$ 500 milhões anuais, o que beneficiará a exportação de produtos agrícolas, como soja, milho e farelo de soja, além do transporte de fertilizantes. O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, destacou a importância da participação da sociedade para aprimorar o projeto e garantir sua assertividade.

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