Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024


Meio Ambiente Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 17:57 - A | A

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 17h:57 - A | A

Natureza

CRAS e Hospital Ayty: um refúgio para filhotes órfãos e feridos em Mato Grosso do Sul

Com mais de 60 filhotes sob cuidados intensivos, o centro oferece abrigo e reabilitação a animais resgatados de incêndios, tráfico e apreensões

Vivianne Nunes
Capital News

O Imasul, por meio do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e do Hospital Ayty, tem desempenhado um papel essencial na preservação da fauna silvestre em Mato Grosso do Sul, oferecendo cuidados intensivos a filhotes de animais que foram resgatados em situações de risco, como tráfico, queimadas e apreensões. Atualmente, mais de 60 filhotes estão recebendo atenção especializada, com o objetivo de sua futura reintegração à natureza.

Esses animais chegam ao CRAS de diversas maneiras, muitos deles trazidos pela Polícia Militar Ambiental, o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) e o Ibama. As vítimas de queimadas e desastres ambientais representam uma parcela significativa dos resgatados, que, ao ingressar no Hospital Ayty, recebem o atendimento de uma equipe multidisciplinar de veterinários, biólogos e zootecnistas.

Entre os cuidados oferecidos, os filhotes de mamíferos são alimentados com mamadeiras e monitorados constantemente, enquanto as aves recebem alimentação adequada para estimular o voo. Todo o trabalho é conduzido com o objetivo de devolvê-los ao seu habitat natural, embora alguns, devido a lesões graves, encontrem novos lares em criadouros conservacionistas.

Além dos cuidados físicos, o CRAS se dedica a recriar ambientes naturais, essenciais para o desenvolvimento dos comportamentos instintivos necessários para a sobrevivência na natureza.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS