Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 17:41 - A | A

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 17h:41 - A | A

Trabalho Conjunto

Dourados recebe apoio da Defesa Civil do Estado para atender moradores atingidos por temporal

Pedido de apoio foi feito pelo prefeito Alan Guedes ao governador em exercício, Barbosinha

Rogério Vidmantas
Capital News

Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Dourados Tempestade

Guarda Municipal trabalha junto com a Defesa Civil no atendimento das pessoas atingidas pela tempestade

O forte temporal que passou por Dourados na noite desta quarta-feira (30) causou estragos em diversos bairros, particularmente na região do Greenville e adjacências. O prefeito Alan Guedes visitou os locais atingidos e, além do decreto de Estado de Emergência, solicitou apoio do Governo do Estado, em conversa com o governador em exercício, José Carlos Barbosa.

Atendendo o pedido, a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul encaminhou uma equipe para atuação no município para avaliar os estragos e atuar junto com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.

Segundo o órgão estadual, será feito um levantamento sobre os transtornos e prejuízos que ocorreram em Dourados, assim como as pessoas afetadas em função da chuva na cidade. Será divulgado um balanço sobre o cenário no município. Informações preliminares dos órgãos municipais apontam imóveis que foram destelhados, grande números de árvores caíram durante o temporal, inclusive atingindo carros.

Por enquanto não houve nenhuma demanda ou deliberação para outros municípios do Estado, para atuação das unidades da Defesa Civil, mas que estão em alerta para eventuais problemas e ações ao longo do dia.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) fez a previsão de chuvas em diferentes cidades do Estado desde a última terça-feira (29), acompanhadas de tempestades com raios e rajadas em todas as regiões. Essas instabilidades ocorrem devido a passagem de cavados em níveis médios da atmosfera, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, tem atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai que favorece a formação de chuvas.

A Defesa Civil alerta a população que em caso de chuvas e rajadas de vento são: não deve se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A pessoa que for afetada pode entrar em contato com o órgão pelo número 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros no 193.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS