Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024



Meio Ambiente Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, 14:25 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, 14h:25 - A | A

Alívio momentâneo

Frente fria traz fumaça e possível queda de temperatura em Campo Grande

Mudança nos ventos deve piorar qualidade do ar com chegada de fumaça de queimadas no Paraguai

Vivianne Nunes
Capital News

A chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso do Sul trará mudanças climáticas nos próximos dias. Com a alteração na direção dos ventos, a fumaça proveniente de queimadas intensas no Paraguai poderá atingir Campo Grande entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13). A qualidade do ar na capital pode piorar consideravelmente, chegando à classificação de "muito ruim" na sexta-feira, agravando as condições de saúde respiratória dos moradores.

A previsão indica que, no sábado (14), a frente fria avançará, provocando aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva nas regiões sul e extremo sul do estado, o que poderá amenizar a situação. As temperaturas deverão cair nessas áreas, com máximas entre 24°C e 25°C. No restante do estado, o calor ainda será intenso, principalmente nas regiões norte e bolsão, onde os termômetros podem registrar até 39°C.

No domingo (15), o cenário pode se agravar com o surgimento de chuvas escuras, causadas pela alta concentração de material particulado na atmosfera, como fuligem e poeira das queimadas. A chuva preta, como é chamada, resulta da mistura de fuligem e partículas presentes no ar, carregadas pela precipitação. A população deve evitar o contato com essa água.

Ainda no domingo, as temperaturas continuarão a cair, com mínimas entre 15°C e 17°C e máximas de até 23°C no sul do estado, enquanto no norte, as máximas podem atingir 37°C. Ventos de até 50 km/h e rajadas acima de 60 km/h também estão previstas.

A situação exige cautela da população, especialmente no que se refere à qualidade do ar e à previsão de chuvas incomuns.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS