Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Meio Ambiente Terça-feira, 17 de Setembro de 2024, 10:44 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024, 10h:44 - A | A

Combate as queimadas

Novas bases do corpo de bombeiros potencializam combate a incêndios no Pantanal

Estratégia reduz tempo de resposta e minimiza danos durante a Temporada 2024

Fernanda Oliveira
Capital News

Divulgação/Agencia MS

Novas bases do corpo de bombeiros potencializam combate a incêndios no Pantanal

Imagem aérea da Base Avançada de Lourdes para ajudar os Bombeiros no combate ao fogo no Pantanal

As 12 novas bases avançadas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, instaladas ao longo deste ano nas regiões do Pantanal, estão demonstrando eficácia no combate a incêndios florestais durante a Temporada 2024. Essas bases, introduzidas pela Operação Pantanal, têm como objetivo fornecer uma resposta rápida e eficiente, sendo mantidas ao longo do ano para enfrentar ocorrências de incêndios em todas as estações.

Um exemplo do sucesso dessa iniciativa ocorreu no dia 9 de setembro, quando um incêndio na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, próximo à base de Paraíso, foi rapidamente controlado. O fogo, que se originou no estado vizinho e atravessou o Rio Piquiri, ameaçou uma fazenda sul-mato-grossense. A proximidade da base e a rápida atuação dos militares foram cruciais para conter o incêndio antes que ele se tornasse um desastre de grandes proporções.

CBMMS

Pantanal tem oito focos de incêndios ativos

Combate ao fogo no Pantanal de Mato Grosso do Sul

O Coronel Adriano Noleto Rampazo, subcomandante-geral e coordenador da Operação Pantanal, afirmou que os resultados obtidos evidenciam a eficiência das novas bases. Ele destacou que essas bases, estrategicamente posicionadas, permitem uma resposta mais ágil e eficiente aos incêndios florestais, enfrentando as adversidades do terreno irregular e outros obstáculos. A instalação das bases tem facilitado o acesso aos focos de incêndio e reduzido o desgaste dos militares.

Além do combate a incêndios, as bases desempenham papel essencial em prevenção e monitoramento. Equipadas com maquinários especializados e tecnologia para comunicação constante com o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), as bases emitem relatórios diários e realizam vistorias para identificar novos focos de incêndio. A expectativa é que, com a permanência dessas bases, os danos causados pelos incêndios florestais sejam significativamente reduzidos.

Divulgação/Agencia MS

Novas bases do corpo de bombeiros potencializam combate a incêndios no Pantanal

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS