Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 10:52 - A | A

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 10h:52 - A | A

Agems

Novas prefeituras aderem ao convênio para inovação na gestão de resíduos sólidos

Prefeituras que aderirem ao convênio terão diversos benefícios

Layane Costa
Capital News

Em Mato Grosso do Sul, mais três municípios assinaram o Convênio de Cooperação com a Agência Estadual de Regulação (Agems), para a gestão de resíduos sólidos, são eles: Antônio João, Coxim e Deodápolis. Agora, passa para 17 o número de prefeituras que contam com apoio técnico especializado.

"Diante dos desafios que os municípios têm, a Agems está fortalecendo a proposta de parceria, disponibilizando todo nosso conhecimento e experiência de regulação e fiscalização”, conta a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.

O suporte da agência abre caminhos para os municípios conseguirem acesso a recursos, assistência técnica e educação ambiental.

Saneamento e crescimento econômico

No município de Deodápolis, a parceria se alinha ao projeto de desenvolvimento que vem sendo implementado localmente. “Estamos desenvolvendo um projeto milionário que envolve a agricultura familiar, escolhemos dez segmentos, vamos estruturar as cadeias produtivas, vendo o perfil do produtor, para a capacitação da agroindústria e certificação da comercialização, em parceria com o Sebrae, Senai e Senac”, detalha o prefeito Valdir Luiz Sartor.

O projeto de educação ambiental da Agems dentro da parceria, vai agregar aos bons resultados como a implantação da coleta seletiva, que recentemente gerou prêmio para uma escola.

“Educação é transformadora. Por isso, essa é uma parte importante da nossa parceria. Em um município que está preocupado com o desenvolvimento da agricultura familiar, a preocupação com a destinação correta dos resíduos e a economia circular, são pontos de atenção e os municípios podem contar com a Agems”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.

Benefício para usuários e municípios

As prefeituras que aderirem ao convênio terão benefícios, principalmente quando se trata da qualidade dos serviços públicos entregues à população.

A Agência pode disponibilizar, de modo personalizado, aquilo que cada município mais precisa:

• Apoio na elaboração do Plano de Coleta Seletiva do município, sendo este um dos requisitos para acessar ou conseguir aumento na participação dos recursos oriundos do ICMS ecológico;
• Parcerias para realização de ações de educação ambiental nas escolas;
• Apoio para o estabelecimento ou aprimoramento do sistema de arrecadação da taxa, ou tarifa dos serviços de coleta, tratamento e disposição final e manejo de resíduos sólidos;
• Orientação técnica na elaboração ou revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Integrado de • Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
• Orientação técnica em questões relacionadas ao acesso a recursos públicos para a área de saneamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS