Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024



Meio Ambiente Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024, 13:26 - A | A

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024, 13h:26 - A | A

Meio Ambiente

Rio Paraguai sobe 10 cm uma semana após atingir nível mais baixo da história

Ainda é muito cedo para falar em melhora do nível do rio, que deveria estar ao menos 1 metro mais alto

Vivianne Nunes
Capital News

Após atingir 69 centímetros abaixo da cota zero, o nível do Rio Paraguai começa a subir lentamente. Nesta quinta-feira (24), a régua de Ladário marcou 59 cm negativos, uma melhora de 10 cm em relação ao último dia 18. Esse aumento é resultado das chuvas recentes no Pantanal.

Os dados são da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mas ainda é cedo para considerar uma recuperação significativa, já que o nível esperado para essa época do ano é de 1,71 metros. Na última semana, foram registrados 16 mm de chuva, e as previsões do modelo GEFS indicam um acumulado de 58 mm para as próximas duas semanas.

O pesquisador em geociências Marcus Suassuna explica que, com base em análises, o rio pode superar a cota de 10 cm em Ladário a partir da primeira quinzena de dezembro. Esse valor é considerado o limiar para caracterizar a seca hidrológica, segundo a série histórica do SGB, embora não tenha impacto direto na navegação ou outros setores econômicos.

Pior nível em 124 anos

O Rio Paraguai atingiu em 2024 seu nível mais baixo desde o início das medições, há 124 anos. Em 8 de outubro, o recorde de 1964 foi superado, e a situação piorou, com o nível do rio caindo 69 cm abaixo da cota zero em 18 de outubro. Todos os pontos monitorados pelo Imasul indicam escassez severa, causada principalmente pela falta de chuvas significativas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS