Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Outubro de 2024


Meio Ambiente Sábado, 06 de Julho de 2024, 15:25 - A | A

Sábado, 06 de Julho de 2024, 15h:25 - A | A

Cuidados

Rio Paraguai terá navegabilidade comprometida

Piores níveis foram registrados na estação de Porto Esperança

Elaine Oliveira
Capital News

O principal rio da bacia, o Paraguai, pode ter sua navegabilidade comprometida se as águas continuarem baixando. Outros rios, como o Miranda e o Aquidauana – também já sentem o efeito da estiagem prolongada.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck diz que o Governo acompanha de perto a situação que é preocupante, sobretudo quanto ao risco de desabastecimento de comunidades da região. Além disso a crise hídrica também afeta as exportações pela hidrovia como da soja e minério e ferro. “O Governo está atento e se preocupa tanto com a situação das comunidades da região que podem ter risco de abastecimento, como da economia, como pela falta de navegabilidade e impedimento para escoamento de produtos, tanto para a população quanto para exportação”, salientou.

Os piores níveis do rio Paraguai nessa sexta-feira foram registrados na estação de Porto Esperança – naquele ponto está com apenas 3% em relação à média histórica; Ladário, que também apresenta situação muito ruim, com 22% do esperado; e Porto Murtinho, com 37%. O rio Miranda, em Miranda, apresenta apenas 38% do volume de água esperado para o período.

A decisão sobre navegabilidade da Hidrovia do Paraguai é da Marinha do Brasil e por enquanto as operações estão mantidas, com algumas recomendações de cuidados em relação às fumaças causadas pelos incêndios e “Passos Críticos” no trecho entre Corumbá e Cáceres (MT) “que requerem atenção nas manobras em função de baixas profundidades, limitada largura e/ou sinuosidade”. As restrições e orientações sobre as embarcações, empurradores e comboios estão presentes nas Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial do Pantanal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS