Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 10 de Maio de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021, 16h:23
Tamanho do texto A - A+

Na Capital Castramóvel começa a funcionar neste final de semana

O castramóvel irá realizar sua primeira ação no próximo domingo

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

CASTRAMÓVEl encontra-se na USF Vila Piloto em Três Lagoas

 

Com intuito de circular pelas regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica e ampliar a esterilização de cães, o castramóvel irá realizar sua primeira ação no próximo domingo (25), no Bairro Portal Caiobá. 

 

Com medidas de biossegurança e redução do quantitativo de animais a serem atendidos devido à pandemia do novo coronavírus, a ação irá castrar 20 animais. “Nossa prioridade são as fêmeas, por isso haverá um número consideravelmente maior de cadelas a serem castradas”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Juliana Rezende. 

 

Ela ainda comenta que, como o objetivo do projeto é atender ao público mais vulnerável e a situação epidemiológica do município em relação à Covid-19 ainda é muito delicada, foi necessário readequar a forma de trabalho. “Por enquanto, contamos com o apoio dos agentes de saúde das unidades, que irão realizar busca ativa por estes animais. Serão castrados os cães de pessoas que possuem baixa renda e cadastro NIS”, conclui. 

 

A seleção dos cães será feita no decorrer da semana e, no dia da ação, a equipe do CCZ irá até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor. 

 

De acordo com a assessoria, após a preparação para a cirurgia, o animal será levado pela equipe até o castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, de onde o proprietário poderá buscá-lo após três horas. “É importante reforçar que esse animal não poderá voltar para casa andando. É uma recuperação pós cirúrgica como qualquer outra, então, se o tutor não conseguir levar ele no colo, ou em um veículo, até um carrinho daqueles de mão serve para o transporte”, explica a veterinária. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix