Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 17:44 - A | A

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 17h:44 - A | A

Monitoramento

Pula para oito os casos suspeitos de coronavírus na Capital

Até ontem eram apenas quatro casos em quarentena

Norton Soares
Capital News

Divulgação/ Agência Brasil

Cartilha online sobre novo coronavírus é publicado

No Brasil já foi detectado um caso confirmado da doença

Agora são oito casos suspeitos de portar o coronavírus (Covid-19) em monitoramento em Campo Grande. Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já foram investigados dez pacientes, porém dois foram descartados, os restantes aguardam resultado do exame de contraprova.

Os primeiros casos monitorados surgiram ainda na quarta-feira (26) de cinzas. As diretrizes para determinar os casos foram feitas conforme classificação divulgada pelo Ministério da Saúde.

Os dois pacientes, que tiveram a infecção com o novo vírus descartados, foram diagnosticados como portadores do Influenza A (H1N1). Enquanto os outros oito seguem aguardando resultado de teste feito pelo Lacen (Laboratório Central), com idade entre oito e 76 anos.

Os principais sintomas que os doentes apresentam, estão: febre, tosse, desconforto respiratório, coriza, cefaléia e dor de garganta. Segundo a Sesau, cinco dos casos investigados apresentam  alguma patologia de base, sete tem histórico de viagem recente para a Itália e um esteve recentemente na Coreia do Sul.

Quanto aos locais de atendimento, a nota aponta que dois casos foram atendidos em unidade básica e UPA do município; dois são provenientes de demanda espontânea; quatro estavam sendo atendidos em unidades hospitalares. Todos os pacientes encontram-se em precaução respiratória domiciliar.


Medidas

A Secretária ainda informou que está tomando medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus desde janeiro. Sendo criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) que trabalha para auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, assim como monitoramento e avaliação de ações no Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS