Campo Grande Segunda-feira, 13 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 15:53 - A | A

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 15h:53 - A | A

Empreendimento

Quatro motivos para você ter um próprio

Da Redação
Capital News

Se você gerencia um negócio, seja ele um empreendimento de pequeno, médio, ou grande porte, é fundamental que você tenha um site para divulgar os serviços e produtos oferecidos. Para isso, é necessário registrar um domínio.

Além disso, um serviço de hospedagem de sites também é importante, especialmente se o seu empreendimento é uma loja virtual. Graças a um bom serviço de web hosting você terá à disposição recursos importantes.

Reprodução

Quatro motivos para você ter um próprio

Um Domínio é fundamental para divulgar os serviços e produtos oferecidos

Entre eles estão backups frequentes, certificados de segurança, velocidade de carregamento para abrir as páginas, enfim, vários detalhes que são fundamentais para viabilizar uma boa experiência de usuário e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Mas e o domínio? Onde ele entra nessa jogada? O domínio próprio é essencial para a presença digital do seu negócio. Saiba mais sobre isso conferindo os seguintes tópicos:

 

  • Saiba o que é o domínio
  • Tipos de extensões de domínio
  • Razões para você ter um domínio próprio


Saiba o que é o domínio

Que a hospedagem de sites e o registro de domínio andam de mãos dadas não é novidade. Ambos são fundamentais para um negócio online, porém esses serviços possuem diferenças.

A hospedagem consiste no servidor onde o seu site será hospedado, onde ele vai morar. Já o domínio é o endereço onde o seu site mora. Sendo assim, é conhecendo o endereço do seu site, ou seja, o domínio, é que os usuários poderão acessar o conteúdo.

Não é por acaso que escolher o domínio está entre as prioridades de alguém que vai criar um site. Ao fazer isso, você irá escolher o seu endereço eletrônico, em outras palavras, irá escolher o nome que os usuários irão digitar para acessar o seu site.

Por essa razão, ao escolher e efetuar o registro de domínio, leve em conta alguns detalhes importantes, como, por exemplo, um nome simples, de fácil memorização e que não confunda os usuários.

Deixe de lado nomes que levam hifens e números. Eles podem complicar mais do que facilitar. Lembre-se que o domínio é o nome do seu negócio na internet. Ele é tão importante quanto a sua marca.

Tipos de extensões de domínio

Quando se trata de ter um domínio próprio, é preciso levar em consideração a extensão a ser escolhida. A extensão é aquele sufixo que vem depois do nome do seu domínio. Hoje em dia há várias extensões.

A “.com” é a mais tradicional e conhecida (e por isso a mais recomendada), mas há também a “.edu”, que pode ser uma alternativa para empreendimentos relacionados com o segmento da educação, por exemplo.

Há a extensão “.shop”, que pode ser escolhida para sites de lojas. Bem como a extensão “.net”, que pode ser uma boa opção para aqueles negócios relacionados a tecnologia, informática e internet.

Razões para você ter um domínio próprio

Um bom empreendimento é conduzido com uma boa presença digital. Essa presença inicia com um site. O site é um elemento importante para viabilizar as estratégias de Marketing Digital.

Com um bom serviço de web hosting, uma plataforma intuitiva - como o WordPress - e com um registro de domínio, você tem tudo o que um site precisa para ser o seu grande aliado na divulgação dos seus produtos e serviços.

Falando em registro de domínio, conheça, nesse caso as principais razões para você ter um domínio próprio:

1 – Credibilidade

Existe uma diferença entre acessar um site ou blog com domínio próprio e outro que não tem.

Um domínio mostra que o site acessado não é mais um na internet. Mostra que ele tem exclusividade, que busca ser um diferencial. Isso denota o profissionalismo do seu negócio, proporcionando mais credibilidade para o seu conteúdo.

Um site desprovido de um registro de domínio próprio não consegue transmitir essa sensação. Ele pode ainda ser visto como um empreendimento amador e sem compromisso com a qualidade.

Além disso, você estará sujeito a perder todo o conteúdo, pois tudo que está ali não é considerado seu enquanto não contar com um registro.

2 - Melhora a presença online

Os principais buscadores, como, por exemplo, o Google, o Yahoo e o Bing atualmente dão mais importância para sites que contam com um domínio próprio. Isso ocorre porque a URL amigável é um indício que visa melhorar a experiência do usuário.

Há também uma métrica conhecida como Domain Authority. Essa métrica é bastante utilizada para avaliar a relevância de um site para o usuário por meio de uma série de requisitos, entre eles, o SEO.

3 - Facilidade para divulgar

Poder contar com um domínio próprio possibilita que o seu negócio tenha um nome personalizado, criado por você mesmo e que, inclusive, tenha alguma relação com a sua atuação. Isso permite divulgar a página com mais facilidade.

Pense, por exemplo, em um empreendimento que ainda está dando os seus passos iniciais, que não apresenta uma sede física e, por essa razão, depende totalmente da divulgação online.

Graças a um domínio adequado, de fácil memorização, o gestor terá condições de se tornar reconhecido.

Além do mais, outra vantagem relacionada à domínios e que influencia positivamente seu negócio são a utilização dos subdomínios, como, por exemplo, vendas.meunegocio.com.br, ou atendimento.meunegocio.com.br.

Estes endereços podem ser criados no painel de controle de seu domínio. Isso auxilia, até mesmo, para que você tenha condições de gerenciar melhor as interações dos visitantes com cada página.

Caso queira comprar múltiplos domínios, você pode direcionar o usuário para a página principal de forma que, sempre que ele digitar apenas seunegocio.com, ele será conduzido para o seu endereço principal.

4 - Personalização de e-mail

Temos aí mais um exemplo do quanto um domínio pode trazer mais credibilidade. Um e-mail comum (gmail, yahoo, entre outros) não possui o mesmo diferencial que um e-mail personalizado.

Sendo assim, é possível facilmente criar, por exemplo, o contato@meusite, vendas@meusite, entre várias alternativas.

Desse modo, você terá condições de realizar uma triagem do tipo de e-mail em cada uma das contas, priorizando também por uma postura mais profissional com todos os seus clientes.

O e-mail customizado também transmite mais credibilidade do que um e-mail vindo de um provedor genérico e que muitas vezes pode ser confundido como spam pelos usuários e também pela maioria dos servidores de e-mail.

Além disso, somente com um domínio personalizado é possível criar uma campanha de e-mail marketing, pois as plataformas só aceitam e-mail com domínios próprios.

Motivos não faltam para você ter um domínio próprio

Ter um domínio próprio deve estar entre as prioridades para conquistar uma boa presença digital.

Além de ter uma boa plataforma, como o WordPress ou o Joomla!, o domínio próprio também faz parte dos requisitos para o seu negócio ser bem sucedido.

O domínio confere mais credibilidade, profissionalismo e também está relacionado com a boa experiência de usuário que você pode proporcionar ao seu público.

Não é à toa que as melhores empresas de web hosting também disponibilizam a possibilidade de registrar e adquirir um domínio único em conjunto com o serviço de hospedagem de sites.

Por tudo isso, o domínio próprio não é um simples investimento, mas sim é um item essencial para que uma empresa seja competitiva e bem sucedida em suas estratégias de Marketing Digital.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS