Campo Grande vai ampliar a vacinação contra a hepatite A, oferecendo doses para um público maior, devido ao aumento de casos da doença na cidade. Até o momento, foram registrados 103 casos, sendo a maioria em homens entre 20 e 39 anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Atualmente, a vacina para adultos está disponível apenas na rede privada.
A ampliação da vacinação será direcionada a usuários de PrEP, contactantes sexuais de pessoas infectadas, contactantes domiciliares de casos confirmados e também a pessoas que mantêm contato com presos diagnosticados com a doença. A medida visa conter o aumento de casos e proteger a população mais exposta ao risco. A Secretaria de Saúde ainda está definindo os locais e datas para a vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A vacina contra hepatite A já faz parte do calendário infantil, sendo aplicada em crianças de 15 meses, com a possibilidade de ser administrada entre 12 meses e 4 anos e 11 meses. Para pessoas com condições de saúde específicas, como hepatopatias crônicas ou HIV, a vacina também está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Campo Grande, localizado no ambulatório do HRMS, no bairro Aero Rancho.