Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024



Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 14:05 - A | A

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 14h:05 - A | A

Vacinação

Campo Grande amplia vacinação contra Hepatita A para novos grupos de risco

Sesau vai receber doses extras da Secretaria Estadual de Saúde; até o momento são 103 casos na Capital

Viviane Freitas
Capital News

Campo Grande vai ampliar a vacinação contra a hepatite A, oferecendo doses para um público maior, devido ao aumento de casos da doença na cidade. Até o momento, foram registrados 103 casos, sendo a maioria em homens entre 20 e 39 anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Atualmente, a vacina para adultos está disponível apenas na rede privada.

A ampliação da vacinação será direcionada a usuários de PrEP, contactantes sexuais de pessoas infectadas, contactantes domiciliares de casos confirmados e também a pessoas que mantêm contato com presos diagnosticados com a doença. A medida visa conter o aumento de casos e proteger a população mais exposta ao risco. A Secretaria de Saúde ainda está definindo os locais e datas para a vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina contra hepatite A já faz parte do calendário infantil, sendo aplicada em crianças de 15 meses, com a possibilidade de ser administrada entre 12 meses e 4 anos e 11 meses. Para pessoas com condições de saúde específicas, como hepatopatias crônicas ou HIV, a vacina também está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Campo Grande, localizado no ambulatório do HRMS, no bairro Aero Rancho.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS