Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 07:56 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 07h:56 - A | A

Vírus da Raiva

Campo Grande confirma segundo caso de morcego com raiva em 2025

O primeiro caso foi registrado no bairro São Francisco, e o segundo, no Jardim Ouro Preto, na região sul da cidade

Viviane Freitas
Capital News

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande confirmou, nesta terça-feira (4), o segundo caso de morcego com raiva neste ano. O vírus da raiva é altamente transmissível, incurável e possui letalidade próxima de 100% em humanos.

O primeiro caso foi registrado no bairro São Francisco, e o segundo, no Jardim Ouro Preto, na região sul da cidade. Diante disso, o CCZ orienta a população a não tocar em morcegos sem proteção e a acionar imediatamente o órgão pelo telefone (67) 3313-5000.

Caso o morcego seja encontrado fora do horário de atendimento do CCZ, a recomendação é recolhê-lo com uma pá de lixo e colocá-lo em uma sacola, caso esteja morto. Se estiver vivo, a orientação é cobri-lo com um balde até a chegada da equipe responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que, como a região já passou recentemente por uma campanha de vacinação antirrábica, não será necessário um bloqueio vacinal no local.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande informa que foi confirmado o segundo caso de raiva em morcego na cidade em 2025. O animal foi encontrado no bairro Jardim Ouro Preto, próximo ao Hospital do Pênfigo, e submetido a exames laboratoriais que atestaram a presença do vírus.

A Sesau esclarece que não será necessária a realização de bloqueio vacinal na região, pois a área já passou recentemente por uma campanha de vacinação antirrábica, garantindo ampla cobertura preventiva.

É importante destacar que o vírus da raiva não faz distinção de idade ou grupo de risco, diferentemente de doenças como a gripe, que afetam mais crianças e idosos. A raiva pode se manifestar de maneira grave em qualquer pessoa ou animal que entre em contato com o vírus. Por isso, toda a população deve estar atenta e adotar medidas preventivas.

A Sesau reforça que a captura de morcegos caídos é feita exclusivamente mediante solicitação da população. No entanto, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não realiza a remoção de morcegos alojados em forros, telhados ou outros locais de difícil acesso, sendo essa responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Desde o início deste ano já foram recolhidos 102 morcegos.

Caso encontre um morcego em situação suspeita, acione imediatamente o CCZ pelos telefones (67) 3313-5000 ou 2020-1794.

A Sesau segue monitorando a situação e reafirma seu compromisso com a saúde pública e a segurança da população“.

Vacina
Ainda conforme o CCZ, a vacina contra a raiva é oferecida gratuitamente a animais domésticos por meio da campanha de vacinação antirrábica nos bairros. No momento, a campanha passa pelos bairros Tiradentes, Rita Vieira e Vilas Boas.

O serviço também está disponível na sede do CCZ, na Av. Senador Felinto Müller, 1601, Vila Ipiranga, dentro do horário de funcionamento da unidade."

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS