Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025


Legislativo Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10:02 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 10h:02 - A | A

Papy

Presidente da Câmara de Campo Grande prestigia posse dos novos dirigentes do TRE-MS

Posse marca a renovação da liderança do TRE-MS após a aposentadoria dos desembargadores

Vivianne Nunes
Capital News

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy, participou nesta segunda-feira (3) da cerimônia de posse dos desembargadores Carlos Eduardo Contar e Sérgio Fernandes Martins como presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), respectivamente, para o biênio 2025-2026.

Durante o evento, Papy destacou a importância do TRE-MS na garantia da democracia. “A democracia ganha quando o Tribunal Regional Eleitoral é forte, ativo e consegue garantir pleitos transparentes. Sob a condução do desembargador Contar, temos certeza de que as próximas eleições serão transparentes e pacíficas. O tribunal seguirá sendo um órgão ativo, justo e essencial para a condução das eleições gerais do próximo ano”, afirmou.

A posse marca a renovação da liderança do TRE-MS após a aposentadoria dos desembargadores Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmello Leandro, ocorrida em janeiro de 2025. Desde julho de 2024, o desembargador Contar já presidia a Corte Eleitoral de forma interina. Sua efetivação e a escolha de Sérgio Fernandes Martins como vice-presidente/corregedor ocorreram por decisão unânime do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Responsabilidade e transparência

Em seu discurso, Carlos Eduardo Contar reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul com a transparência e a participação cidadã. “A grande responsabilidade recai não apenas sobre mim, mas sobre toda a Corte, os juízes das Zonas Eleitorais, nossos servidores e, sobretudo, os cidadãos sul-mato-grossenses. O povo ordeiro de nosso estado tem mostrado seu compromisso com a democracia em todas as eleições, e esperamos que isso continue”, destacou Contar.

Sobre Carlos Eduardo Contar

Carlos Contar iniciou sua carreira pública como Promotor de Justiça Substituto em 1986. Após ser promovido a Procurador de Justiça em 2001, ingressou na magistratura em 2007 como desembargador, ocupando a vaga destinada ao Ministério Público. Já foi vice-presidente do TJMS (2019) e assumiu a presidência do Tribunal em 2021.

Na Justiça Eleitoral, atuou como Promotor Eleitoral na 8ª Zona Eleitoral em Campo Grande entre 1998 e 1999. Em 2015, foi empossado como membro substituto do TRE-MS na classe de desembargador, sendo reconduzido ao cargo em 2017 e eleito vice-presidente da Corte em maio de 2023.

Novos desafios

A nova gestão do TRE-MS terá o desafio de conduzir as eleições gerais de 2026 com eficiência e transparência, fortalecendo a confiança da população no sistema eleitoral. Além disso, outros dois desembargadores foram empossados como membros substitutos: Luiz Tadeu Barbosa Silva e Marco André Nogueira Hanson.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Legislativo e do Judiciário, reforçando a parceria entre os poderes para assegurar o fortalecimento das instituições democráticas no estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS