Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 17 de Julho de 2024, 14:28 - A | A

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024, 14h:28 - A | A

Dourados

Douradenses com vacinação contra dengue atrasada preocupam Secretaria de Saúde

Mais de 33 mil pessoas que podem tomar segunda dose ainda não foram às Unidades de Saúde

Rogério Vidmantas
Capital News

Rogério Vidmantas/Capital News

Vacina Dengue Dourados

Ponto de vacinação do Shopping Avenida Center vai atender durante o fim de semana

A campanha de vacinação contra a dengue segue em Dourados para pessoas entre 4 e 59 anos, com prazo para receber a primeira dose até 31 de julho. Além de buscar novos imunizados, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) se preocupa com os douradenses receberam a primeira dose há mais de três meses e ainda não retornaram para completar a imunização com a segunda. Segundo o Laboratório Takeda Pharma, o ciclo completo da vacina Qdenga tem eficácia média de 85% por até cinco anos.

De acordo com a orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do fabricante, a segunda dose deve ser aplicada com, pelo menos, três meses após a primeira. Desde o início da vacinação, no dia 3 de janeiro, mais de 86 mil douradenses iniciaram a imunização. Dessas, quase 21 mil retornaram para a segunda dose.

O diretor de Vigilância em Saúde, Devanildo de Souza, diz que a primeira dose pode causar uma sensação de proteção, mas essa só é efetiva com o ciclo completo. “A segunda dose é fundamental para que a proteção contra a dengue seja efetiva e por isso o retorno aos pontos de vacinação três meses após a D1 é primordial”, explica.

Considerando os números da Sems sobre os vacinados até o dia 15 de julho, pouco mais de 33 mil douradenses podem receber a segunda dose, além dos que já completaram o ciclo. “Essa é uma situação preocupante, já que temos vacinas com vencimento em agosto que deveriam ser aplicadas nestas pessoas e seguem à disposição nas unidades de saúde”, completa Devanildo.

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacinação também pode ser feita na Sala do PAM, entre 13h e 18h e aos sábados das 8h às 13h.

Além disso, seguem ações especiais na Praça Antônio João, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h e no fim de semana, entre 8h e 14h. No Shopping Avenida Center, o ponto de vacinação atende no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, entre 14h e 20h.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS