Campo Grande 00:00:00 Sábado, 07 de Setembro de 2024


Saúde e Bem Estar Terça-feira, 16 de Julho de 2024, 15:12 - A | A

Terça-feira, 16 de Julho de 2024, 15h:12 - A | A

Atenção hospitalar

Profissionais do HRMS participam de capacitação para o Método Canguru e fortalecem atendimento humanizado

Curso promovido pelo Ministério da Saúde capacita tutores para atenção hospitalar, com participação ativa de profissionais do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Vivianne Nunes
Capital News

Entre os dias 8 e 12 de julho de 2024, três profissionais do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) participaram de um curso de capacitação de tutores para o Método Canguru na atenção hospitalar. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde através do Centro Nacional de Referência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, reuniu 49 profissionais de cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O HRMS desempenhou um papel fundamental na formação dos novos tutores, contribuindo com conteúdo em oficinas e disponibilizando especialistas. A gerente da linha materno-infantil, Geovana da Silva de Lima, ministrou a oficina sobre posturação e manuseio dos bebês. A fonoaudióloga Emilene Gimene Luna Vieira conduziu a oficina de nutrição e amamentação, enquanto a coordenadora do Método Canguru em Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Aragão, abordou os cuidados gerais com o bebê.

Ana Carolina Aragão destacou a importância do treinamento: “Realizamos as oficinas práticas onde abordamos o cuidado com bebê como posicionamento, amamentação, troca de fraldas, pesagem, aspiração, uso adequado do CPAP, entre outros cuidados de extrema importância para um cuidado de forma humanizada e individualizada para nossos bebês.”

Entre os 49 participantes, sete eram de Mato Grosso do Sul. Thieise Machado Calderon, enfermeira obstetra e neonatologista do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas, ressaltou a relevância do curso e recordou da sensibilização do Método Canguru realizada em junho no HRMS. “O curso abriu nossos horizontes. Ele nos mostrou, através da prática da sensibilização em Campo Grande e agora através da teoria, como fazer e porquê fazer o Método Canguru. A importância para a equipe, a importância para a família e, principalmente, para o nosso paciente. Esse curso foi transformador. Ele abriu os nossos olhos e teve uma importância muito grande na formação teórica, pois na prática aprendemos a sensibilização, mas não sabíamos a importância da teoria para poder passar isso para a nossa equipe multidisciplinar”, afirmou Thieise.

A enfermeira e coordenadora da UTI neonatal do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, Alexsandra Gomes Rossi, também comentou sobre a experiência: “O curso foi maravilhoso. Muito bom estar em contato com pessoas empenhadas em fazer um cuidado humanizado. Foram dias de aprendizado intensos, trocas de experiências e muitas ideias para proporcionar uma atenção qualificada ao recém-nascido. Precisamos fazer a nossa assistência com excelência, são vidas tão pequeninas. Esses bebês e essas famílias confiam no nosso cuidado... entregam em nossas mãos o bem mais precioso que possuem. É nosso dever fazer uma assistência de qualidade e transformar a vida desses pequenos guerreiros.”

Instituído como política de saúde pelo Ministério da Saúde em julho de 2000, o Método Canguru já capacitou mais de 5 mil tutores em todo o país. A psicóloga Zaira Aparecida de Oliveira Custódio, consultora do Ministério da Saúde e coordenadora do Centro Nacional de Referência para o Método Canguru no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, ressaltou a importância dessas capacitações: “Essas capacitações são importantes para a formação de tutores, que têm como objetivo o fortalecimento desse método no Brasil e a sua disseminação. Agora, formamos 49 tutores que vão, junto com mais de 5 mil tutores no Brasil, seguir fortalecendo essa boa prática. O Mato Grosso do Sul tem a responsabilidade, junto com a sua coordenadora estadual e os municípios que já foram capacitados, de fortalecer e disseminar essa política nacional em todo o estado.”

Todos os 49 participantes foram certificados como tutores do Método Canguru, incluindo sete profissionais de Mato Grosso do Sul, prontos para disseminar e fortalecer essa prática essencial para o cuidado humanizado e individualizado dos bebês.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS