Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 14:26 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 14h:26 - A | A

No Parque das Nações

Sociedade Brasileira de Cardiologia se mobiliza para conscientizar sobre a hipertensão

Ação será no domingo, dia 28, e fará testes gratuitamente, além de aulas de pilates e funcional

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/PMCG

Sesau realiza ações no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Encontro pretende conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde

A hipertensão, mais conhecida como “pressão alta” tem, cada vez mais, se apresentado na vida da população brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 24% da população do País é hipertensa. A doença é um dos maiores fatores para o surgimento de outros problemas de saúde mais graves como o acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

De modo a contribuir com a conscientização, assim como no combate à doença, a SBC fará no próximo domingo, dia 28, um encontro no Parque das Nações Indígenas. A mobilização será das 8 horas às 12 horas e vai oferecer gratuitamente testes de glicemia, colesterol, aferição da pressão arterial, além de avaliação de risco de problemas cardíacos, aula de pilates e aula de funcional. O evento será aberto ao público.

Dados sobre a hipertensão

Atualmente, quase 24% (23,93%) da população brasileira é hipertensa, de acordo com o relatório “Estatística Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2023”. A prevalência entre as mulheres supera a registrada entre os homens, com 26,45% e 21,06%, respectivamente. Quanto aos grupos etários, a mais alta prevalência de hipertensão no país, 61%, foi observada em indivíduos com idade a partir de 65 anos. Por outro, lado estima-se, entre crianças e adolescentes, que cerca de 10% desta fatia relevante da nossa população já conviva com a hipertensão arterial.

Considerada uma doença crônica silenciosa, a hipertensão se dá quando os níveis de pressão sanguínea estão acima do que é considerado normal pela medicina, o que faz com que a parede dos vasos arteriais acabe ficando cada vez mais rígida, dificultando a passagem de sangue. Isto leva o coração a um esforço acima do comum para realizar sua tarefa de bombear o sangue pelo corpo e, consequentemente, a diversos problemas como o aumento de gordura nas paredes das artérias e veias, o que pode ocasionar em AVC, tromboses e outros problemas graves de saúde. Além disso, outros órgãos do nosso corpo podem sofrer com a hipertensão, como os rins e o cérebro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS