Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 28 de Julho de 2020, 13:41 - A | A

Terça-feira, 28 de Julho de 2020, 13h:41 - A | A

Meio ambiente

Situação de emergência é decretada em Corumbá e Ladário

Municípios pantaneiros concentram mais de 80% dos focos de calor em MS

Hélder Rafael
Capital News

ms.gov.br

Situação de emergência é decretada em Corumbá e Ladário

Situação de emergência é decretada em Corumbá e Ladário

Por conta do incêndio e da fumaça no Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja declarou situação de emergência por 180 dias em partes das áreas rurais de Corumbá e Ladário. 

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Fabio Santos Catarinelli, o novo decreto facilita o apoio do governo federal e soma-se ao de situação de emergência no Pantanal, publicado na sexta-feira (24.).

 

Imagens de satélite revelam que, neste mês, Mato Grosso do Sul teve 9.530 focos de calor, 7.598 deles em Corumbá. Na segunda-feira (27) e nesta terça-feira (28), já são 394 focos - 320 no município pantaneiro. Vale lembrar que Ladário é um enclave, estando inteiramente dentro de Corumbá.

 

Para publicar o decreto, o governador Reinaldo Azambuja levou em consideração o aumento na quantidade de atendimentos nas unidades básicas de saúde, por causa de doenças relacionadas à qualidade do ar, e os indicadores climáticos que preveem piora na estiagem.

 

Uma força-tarefa está empenhada em conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais. Um reforço no combate às chamas foi a chegada do Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira), que desde segunda-feira (27) está auxiliando no trabalho de bombeiros e brigadistas. Abastecido com 12 mil litros de água, ele opera a partir da Capital por conta do tamanho da pista.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS