Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Trânsito Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 10:09 - A | A

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 10h:09 - A | A

Trânsito

Desafio Intermodal é realizado em Campo Grande na Semana Nacional de Trânsito

Trecho percorrido foi de aproximadamente 8 quilômetros

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Detran/MS

Desafio Intermodal é realizado em Campo Grande na Semana Nacional de Trânsito

Desafio

Como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito e da Semana da Bicicleta, o Coletivo Bici Nos Planos realizou o "Desafio Intermodal" em Campo Grande. O evento reuniu diversos participantes que realizaram o percurso em diferentes meios de locomoção.

Os participantes saíram da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e percorreram trajetos diferentes até o Sesc Cultura, localizado na avenida Afonso Pena. O trecho, de aproximadamente 8 quilômetros , foi percorrido como caminhada, corrida, bicicleta (ciclovia), bicicleta (trajeto livre), bicicleta elétrica, ciclomotor, motocicleta, carro, moto táxi, transporte por aplicativo, táxi e transporte coletivo.

A diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo participou da ação como corredora. Ela conta que teve dificuldade com a calçada e os obstáculos colocados nela. “Deu para perceber que algumas calçadas não apresentam condições para que os pedestres trafeguem. Ou estão em péssimo estado de conservação ou possuem obstáculos como propagandas, por exemplo”, comentou Andrea Moringo.

A educadora explica que a mobilidade urbana é muito importante e deve ser pensada por todos. “Esse desafio é importante para que possamos entender as diferentes formas de deslocamento e o que a cidade oferece em termos de mobilidade, para cada participante”, ressaltou a diretora.

Pedro Dias Garcia, coordenador do Bici Nos Planos explicou que o desafio servirá como pesquisa para avaliar cada modal de transporte. “Essa avaliação envolve diversos aspectos, como a economia, o impacto ambiental, como a emissão de CO2 e avaliação da infraestrutura da cidade, como ruas, calçadas, ciclovias. E até mesmo o comportamento de cada pessoa no trânsito", disse Pedro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS