Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 13 de Março de 2009, 18:25 - A | A

Sexta-feira, 13 de Março de 2009, 18h:25 - A | A

Biblioteca Municipal completa 69 anos de fundação neste mês

Da Redação

Localizada no Horto Florestal em um ambiente tranqüilo e propício à leitura e pesquisa, a Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos – professora Galega” completa neste mês de março, 69 anos de fundação. O local atrai diariamente 50 a 100 visitantes entre jovens em busca de pesquisa escolar que acessam livros para o ensino fundamental e médio e também a comunidade em geral. Atualmente, a Biblioteca dispõe de um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares nas diversas áreas de conhecimento, inclusive uma obra rara catalogada na data de 1870.

De acordo com a bibliotecária responsável, Tatiane Nobue Iseki, o principal objetivo da biblioteca é estar aberta a todos os cidadãos com a missão de prestar serviços públicos de literatura e informação de qualidade promovendo desta forma o acesso amplo e democrático aos registros da expressão humana em sua diversidade. “As coleções são preservadas e ampliadas reunindo as mais significativas contribuições no campo das ciências, das artes, das letras e da cultura”, destaca a bibliotecária.

A biblioteca possui também uma política de aquisição e atualização de acerco com verba destinada pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), doações da comunidade, de personalidades literárias e de órgãos públicos ligados à cultura. O acervo possui generalidades, filosofia e disciplinas afins, religião, ciências sociais, lingüística, ciências puras, tecnologia, ciências aplicadas, artes, literatura, geografia, história, biografias, obras raras, autores e escritores da terra, revistas, jornais, obras em Braille e diários oficiais.

Informatização

A bibliotecária informou que está sendo implantado no local o sistema de informatização com o software de Sistema de Gerenciamento da Biblioteca Municipal (SGBM). “Dessa forma será disponibilizado terminais para consulta e acesso a internet, promovendo maior comodidade aos usuários na realização de suas pesquisas”, disse Tatiane.

Horário

A biblioteca está localizada no centro de Campo Grande, à rua Francisco Cândido Xavier, s/n, Horto Florestal. O local é aberto ao público nas segundas-feiras das 13h às 17h30, terças às sextas-feiras das 7h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

Histórico

A biblioteca foi criada em 28 de novembro de 1932, anteriormente denominada Sociedade da Biblioteca de Campo Grande pelo médico e beletrista Perí Alves Campos. Em 05 de março de 1940, a biblioteca foi doada à Prefeitura Municipal de Campo Grande, denominando-se Biblioteca Pública Municipal, através do Decreto-Lei nº 29 abrigando, na época, um total de cinco mil volumes.

Por volta de 1980 a biblioteca, situada na praça Ary Coelho, passava por problemas: o espaço físico já não comportava os visitantes. Em 1987, a biblioteca foi transferida provisoriamente para um prédio em frente à estação rodoviária.

Em sua atual sede no antigo prédio da Patrulha Mirim situada no Parque Antônio de Albuquerque (Horto Florestal), a biblioteca foi re-inaugurada no dia 19 de maio de 1995 e recebeu o nome “Anna Luiza Prado Bastos – professora Galega” em homenagem a uma antiga professora cuiabana que contribuiu pela educação em Campo Grande, onde foi fundadora do Colégio Barão de Melgaço e fez história entre seus alunos pelo empenho e carinho dispensados ao longo dos anos. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS