Na manhã desta sexta-feira (1º) a Afonso Pena virou pista para mais de 100 cavaleiros e amazonas que participaram da cavalgada que abriu a Etapa Nacional do Circuito de Laço Comprido (CLC) e Potro do Futuro em Campo Grande. Eles percorreram um trajeto de aproximadamente 3,9 km, indo da Vila Morena até a prefeitura, no local foram recebidos pela prefeita Adriane Lopes.
“Quero dizer que a prefeitura está de portas abertas para apoiar esse esporte, essa modalidade que é a cara de Campo Grande. Eu acredito muito que o esporte transforma vidas, independentemente da área de atuação. O Laço Comprido é uma modalidade que influencia e a tem cara da nossa Campo Grande, e que pode projetar a nossa cidade para o Brasil, para a América do Sul, para o mundo. Eu acredito na nossa capital, que podemos sediar grandes competições nacionais. O laço une e nós vamos estar com vocês nesta parceria”, frisou Adriane Lopes.
O diretor do CLC, Abeldes Júnior, lembrou que a cavalgada sempre esteve presente na história da nossa Capital. “Além de marcar a Etapa Nacional do CLC e o Potro do Futuro, a cavalgada é um evento que envolve as famílias, faz parte da tradição da região e resgata um pouco do que os antepassados dos campo-grandenses viveram nestas mesmas ruas. Quero agradecer a todos os cavaleiros, a todas as famílias que se dispuseram a sair das suas casas hoje. É um prazer e uma honra cavalgar ao lado de vocês, e principalmente, divulgar nossa cultura, nossa tradição e o nosso jeito sul-mato-grossense”, afirmou.
Ainda no local, foi servido aos participantes um almoço de comitiva com arroz carreteiro, macarrão de comitiva, mandioca e feijão com pele de porco. Para relembrar a tradição, não pode faltar a pimenta e farinha, além também das comidas serem servidas em pratos esmaltados e direto no tacho.
Desenvolvimento Econômico
Além disso, a modalidade esportiva movimenta toda uma cadeia durante os dias de competições. Conforme o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a iniciativa irá movimentar a cadeia produtiva com hotéis, restaurantes, pessoas circulando e consumindo no comércio local, trazendo mais desenvolvimento para Campo Grande. “São duas semanas que iremos reunir as principais delegações, de diversos estados, movimentando a cultura, a economia, o esporte e o lazer de todo o Mato Grosso do Sul, sendo mais uma forma de fortalecer raízes da região”, disse o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.
O espaço tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento econômico, dando espaço para que os pequenos empresários de Campo Grande exponham e vendam seus produtos. Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, não vê a hora de expor no Espaço Delícias do MS. “Participei da Festa do Queijo que abriu muitas portas para a gente e segue abrindo, como agora. Foi muito boa a experiência, conheci muita gente, fiz muitos contatos, e quero continuar indo para as feiras, para as festas, pode me chamar que eu vou.”, concluiu.