Campo Grande Segunda-feira, 13 de Maio de 2024



Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 19h:15 - A | A

Saúde

Clínica de nutrição da Uniderp retoma atendimentos

Consultas são realizadas presencialmente na Cemed

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assessoria

Clínica oferece serviços gratuitos de nutrição para pacientes do SUS

Curso de Nutrição da Uniderp iniciou os atendimentos no Centro Especialidades Médicas

A Clínica de Nutrição da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) divulgou nesta segunda-feira (15) a retomada dos atendimentos. Os agendamentos estão abertos de segunda a sexta-feira, para atendimento de pacientes de todas as idades. As consultas são realizadas presencialmente por ordem de chegada, na Clínica de Especialidades Médicas (Cemed). Foram adotados protocolos de biossegurança para a prevenção à Covid-19 como utilização de máscara, disponibilização de álcool gel, pias para higienização e portas dos consultórios abertos.

 

Professora e coordenadora da clínica, Annelise Manfrinatti, explica que o paciente inicialmente passa por avaliação para então receber um plano alimentar personalizado de acordo com suas necessidades nutricionais e hábitos alimentares. A coordenadora enfatiza a importância do acompanhamento nutricional. “É preciso compreender que o nutricionista é um profissional de saúde, acima de tudo, e o seu trabalho vai além da perda de peso. Atendemos diversos tipos de patologias, que englobam hábitos alimentares e promoção da saúde de forma integral”, ressaltou via assessoria. 

 

Os atendimentos são realizados por estudantes dos últimos semestres do curso de Nutrição, sob a supervisão dos professores. Annelise Manfrinatti, faz um alerta para pessoas que buscam informações sobre nutrição nas redes sociais.“Hoje, há um acesso maior a informações gerais com relação à alimentação, mas é preciso enfatizar que nem tudo serve para todos. É somente por meio da avaliação individualizada com o nutricionista que se analisa o que funciona ou não para o paciente. É nesse tipo de consulta que aprofundamos, entendemos o histórico, os hábitos e as preferências do paciente”, destaca.

 

A especialista ressalta que a partir das informações levantadas com o paciente, é elaborado um cardápio seguindo suas necessidades pessoais. “Não trabalhamos com restrição alimentar para proibir tudo o que o paciente gosta de comer. A ideia é adaptar de uma forma que a pessoa consiga seguir com esse plano para a vida toda, com cardápios bem condizentes com seus hábitos, sua cultura e até mesmo sua renda”, finaliza a nutricionista.

 

Serviço: 

A agenda é aberta por ordem de chegada nos períodos da manhã, das 7h30 às 11h30, e da tarde, das 13h30 às 17h30. Pacientes encaminhados pelos Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso gratuito, contudo, precisam informar nas unidades de saúde que têm preferência para atendimento na Cemed e aguardar na fila de espera. Os demais atendimentos são realizados pela tabela social, com taxa inicial de R$ 40, que inclui um retorno para a retirada do plano alimentar. As demais consultas terão uma taxa de R$ 18.

 

A Cemed está localizada na rua Nova Era, 480, bairro Itanhangá Park, esquina com a avenida Fernando Corrêa da Costa.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS