Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 15:25 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 15h:25 - A | A

Dia da pizza

Dia da pizza: Calabresa ou marguerita?

Levantamento mostra que Mato Grosso do Sul representa 18% do número de pizzarias no Brasil

Renata Santos Portela
Capital News

A discussão mais importante do dia: com ou sem borda recheada? Nesta quarta-feira (10) é celebrado o Dia Nacional da Pizza. A data tem como objetivo homenagear uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros.

A estimativa de acordo com um levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) é de que existam 34 mil estabelecimentos no país trabalhando com pizza. Essas empresas representem 75% do mercado nacional, sendo que pouco mais da metade (52%) está instalada no Sudeste.

No ano passado, havia nais de mil estabelecimentos em Mato Grosso do Sul, segundo a Apubra. Ainda segundo o estudo, na região Centro-Oeste o destaque fica com Goiás, com 34% do número de pizzarias, Mato Grosso do Sul representa 18% de estabelecimentos no país.

O levantamento também mostra que 3.531 pizzarias abriram no Brasil em 2023 e estão ativas. Em Mato Grosso do sul foram 36 no ano passado.

A pesquisa foi realizada entre os associados da Apubra, que apurou que a produção mensal das pizzarias é de 1.300 pizzas em média, o que representa 43,33 pizzas por dia. O volume de pizza produzido diariamente no Brasil é superior a 1.900 milhoes.

Pizza nossa de cada dia

Prato típico da gastronomia italiana, a pizza consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes e ervas. No Brasil, existem muitas combinações, até mesmo de pizzas doces.

De acordo com a Agência Brasil, a história do prato típico da Itália começa, há dois mil anos antes de Cristo, quando os egípcios desenvolveram a fermentação. Acredita-se que o pão do Egito ganhou o formato achatado na Roma Antiga.Depois disso, com a descoberta da América em meados do século XVI, o tomate chegou à Itália, levando mais sabor à cozinha local.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS