O tema do evento, que acontece no auditório da OAB/MS (avenida Mato Grosso, 4700, Carandá Bosque), será “Parto humanizado e aleitamento materno”. A organização espera a participação de aproximadamente 250 pessoas.
De acordo com o médico ginecologista/obstetra e integrante do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Paulo Saburo Ito, “a procura dos profissionais para participar do evento foi tamanha que tivemos que alterar o local de realização, podendo, assim, atender um número maior de pessoas”.
O objetivo do evento é atualizar os profissionais que atuam na área e também sensibilizá-los sobre a importância de orientar as mulheres para realizarem planejamento familiar, pré-natal e um bom parto - de preferência - humanizado.
A abertura aconteceu nesta sexta-feira (25) e contou com a presença da secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi; da médica e coordenadora Nacional da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani; da pediatra e chefe do Centro de Lactação de Santos (SP) e consultora do ministério, Keiko Miyahira Teruya, entre autoridades da área.
Hoje no evento será lançada, no Estado, a abertura da campanha da Semana Mundial da Amamentação – 1º a 7 de agosto – com o tema “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apoie a mulher".
Ações da SES
Mato Grosso do Sul é pioneiro na execução de dois projetos inéditos no Brasil ligados à amamentação. Em novembro de 2007, a SES começou a distribuição da cartilha de orientação “Aleitamento materno e introdução de novos alimentos: a sua importância” a comunidades indígenas do Estado. Os beneficiados com o livro foram os moradores das aldeias Bananal, Caarapó e Alves de Barros. A ação também incluiu a distribuição de leite em pó pela Fundação Nacional de Saúde.
No momento da entrega, os agentes de saúde também orientam as mulheres sobre como proceder para amamentar o bebê, a importância do aleitamento materno, os riscos para a criança que não mama no peito e as fases de introdução de novos alimentos na dieta infantil.
Os focos dos trabalhos são estimular o aleitamento materno e tentar acabar com a desnutrição, uma das principais causas de morte entre as crianças indígenas. As nove mil cartilhas foram escritas em português, terena, kadiwéu e guarani-kaiowá (para garantir que a língua-mãe não seja uma barreira).
Em junho deste ano, durante o Encontro Comemorativo dos 10 Anos da Estratégia Saúde da Família em Mato Grosso do Sul, foram confeccionados inicialmente 500 exemplares de um vídeo e glossário em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com 99 sinais de comunicação e da Revista – Mortalidade em Mato Grosso do Sul: Uma análise exploratória. Todos com o intuito de facilitar a comunicação das mães surdas com as enfermeiras dos bancos de leite e profissionais de saúde e aleitamento.
A equipe da secretaria também realiza capacitação para os profissionais ligados direta ou indiretamente com a área de aleitamento e parto humanizado. Em Mato Grosso do Sul existem três bancos de leite na Capital (Hospital Universitário, Santa Casa e Maternidade Cândido Mariano) e um posto de coleta (Hospital Regional), além de um banco de leite, no município de Dourados.
26 (sábado)
08h00 - 09h15
Palestra: “Política Nacional de Aleitamento Materno”
Palestrante: Profª Drª Elsa Regina Justo Giugliani – Coordenadora Saúde da Criança e Aleitamento Materno - Ministério da Saúde
Presidente: Drª Rosana Dorsa Vieira Pontes Regis
Secretária: R1 Ethel Leite Royg
9h15 - 10h00
Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno – Smam - 2008: “Nada mais natural que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apóie a mulher.” Secretaria de Estado de Saúde – SES/MS
10:00 - 11:30h
Mesa redonda: “Os paradigmas do Aleitamento Materno e do Parto Humanizado”
Palestrantes: Prof. Dr. José Hugo Sabatino – Caism/Unicamp
Profª. Drª. Keiko Miyasaki Teruya—Santos/SP
Profª Drª Elsa Regina Justo Giugliani – Coordenadora Saúde da Criança e Aleitamento Materno - Ministério da Saúde
Presidente: Drª. Maristela Vargas Peixoto
Secretário: R2 Rodrigo de Araújo Silva
11:30 - 13:30h
Intervalo para almoço
14:00 - 16:00h
Sessão tira-dúvidas: “Suporte Avançado em Aleitamento Materno - do manejo clínico aos problemas precoces e tardios.”
Palestrantes: Profª. Drª. Keiko Miyasaki Teruya—Santos/SP
Profª Drª Elsa Regina Justo Giugliani – Coordenadora Saúde da Criança e Aleitamento Materno - Ministério da Saúde
Presidente: Drª. Eliana Patrícia S. Maldonado Pires
Secretários: R1 Anne Caroline de Queiroz Santos
R1 Valdenício Schmitz
(Com assessoria)
.