Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Abril de 2025


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 17:54 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 17h:54 - A | A

Curta-metragem

Curta indígena de Mato Grosso do Sul é selecionado em festival internacional

Filme “Vípuxovoku” retrata vida de jovem Terena em aldeia urbana

Viviane Freitas
Capital News

O curta-metragem sul-mato-grossense Vípuxovoku, gravado em 2024 na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, foi selecionado para a 34ª edição do Festival Curta Cinema, no Rio de Janeiro. Com apenas 14 minutos de duração, o filme conta a história de Ailton, um jovem indígena da etnia Terena que busca preservar as tradições do seu povo em meio ao cotidiano de uma aldeia urbana.

A produção é resultado de um projeto idealizado por Anderson Terena, com direção de Dannon Lacerda e produção de Bianca Machado. A obra recebeu apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A maioria do elenco é formada por indígenas, e a estreia acontecerá ainda este mês durante o festival, que ocorre entre os dias 23 e 30 de abril.

Das 4.600 obras inscritas, vindas de 160 países, apenas 158 foram selecionadas. Vípuxovoku irá representar Mato Grosso do Sul ao lado de produções de países como Colômbia, Cuba, México e Chile. “É uma conquista que mostra o comprometimento e o talento de uma equipe técnica e artística formada em grande parte por indígenas”, declarou o diretor Dannon Lacerda.

Em 2024, outra obra de Dannon, As Marias, já havia se destacado no festival. A nova seleção confirma o protagonismo da produção cultural de Mato Grosso do Sul. Segundo Lacerda, o filme propõe reflexões importantes sobre a realidade das aldeias urbanas de Campo Grande, através de olhares e vivências dos próprios indígenas envolvidos na obra.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS