Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008, 07:34 - A | A

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008, 07h:34 - A | A

FCMS lança projeto Música do Pantanal hoje

Da Redação

Voltado a apresentações de artistas do Estado em hotéis-fazenda da região do Pantanal de Miranda e a promoção e difusão da produção musical dos artistas sul-mato-grossenses, o projeto “Música do Pantanal – Circuito Miranda”, iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS) e da Fundação de Turismo (Fundtur), será lançado oficialmente nesta segunda-feira (11), às 9h30, no Yotedy, localizado no Parque das Nações Indígenas na Capital. Durante a solenidade, será apresentado o cronograma das apresentações e uma homenagem ao compositor Mario Zan, onde os músicos do projeto tocarão em conjunto uma versão da música “Chalana”.

O projeto pretende realizar, até o final do ano, 24 apresentações em seis hotéis-fazenda da região já a partir de agosto. Com folder e um CD que contém uma gravação de cada um dos artistas do projeto, com currículo e demais artigos para divulgação de mídia, a iniciativa visa promover a circulação da música regional, gerando oportunidades de trabalho aos artistas.

“Unir cultura e turismo é somar pontos para ambas essas atividades que naturalmente se complementam, visando fortalecê-las. O projeto Música do Pantanal é mais uma das ações que estamos desenvolvendo em conjunto, em uma proposta pioneira que no futuro deve ser ampliada para atingir não só a música, mas outros aspectos da cultura sul-mato-grossense”, comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Entre os músicos convidados, estão Amambay & Amambaí, Beth e Betinha, Délio & Delinha, Dino Rocha, Elinho do Bandeneon e Tostão e Guarany. Para Amambay, o projeto é uma grande oportunidade para os músicos regionais e que trabalham com o repertório raiz. “Hoje nossas músicas não tocam mais nas rádios, e temos tido muito pouco espaço nas demais mídias. Assim abre-se um novo espaço”, comemora.

O Circuito também mostrará a cultura do Estado aos turistas que freqüentam a região, agentes de viagem e operadoras de turismo, fomentando a economia e o turismo. Como parceiros, estão os hotéis Baía Grande, Cacimba de Pedra, San Francisco, Santa Cruz, Santa Inês e 23 de Março, todos na região de Miranda. Ficará a cargo dos empresários o transporte, hospedagem e alimentação dos músicos, enquanto o governo estadual arcará com a divulgação, mídia e os cachês dos músicos.

Para a empresária Elizabeth Prudêncio Coelho, proprietária da Fazenda San Francisco Agro-ecoturismo, que envolve a produção pecuária, arroz irrigado e o turismo, o projeto será importante para promover a identificação das belezas naturais do pantanal com a cultura do Mato Grosso do Sul. “Vamos incentivar a identificação do nosso pantanal sul-mato-grossense através da música. Os turistas que visitam a região para conhecer algo único no planeta também terão acesso a uma identidade construída e inspirada por estas belezas naturais, oriunda do pantanal e cantada em versos por nossos artistas do Mato Grosso do Sul”, conclui. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS