Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Cultura e Entretenimento Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 08:54 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 08h:54 - A | A

Festival valoriza Melhor Idade em Ponta Porã

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Ponta Porã criou um programa que visa garantir o respeito às pessoas acima de 60 anos de idade. O Programa Conviver reúne mais de 200 pessoas beneficiadas.

Uma das primeiras providências tomadas pelo prefeito Flávio Kayatt para garantir atendimento aos idosos foi recuperar um prédio abandonado há mais de 10 anos nas proximidades da Rodoviária. Lá foi edificado o Centro de Convivência, onde as pessoas da Melhor Idade se reúnem constantemente para desenvolver diversas atividades que garantem melhor qualidade de vida.

Recentemente o Programa desenvolveu o 2º Festival Municipal da Melhor Idade. O evento reuniu mais de uma centena de pessoas acima de 60 anos. Tornou-se um evento tradicional na cidade. "Para nós é uma alegria podermos promover este evento. Aqui existe um ambiente saudável onde as pessoas se confraternizam, brincam, se divertem. É uma enorme família que se formou através do Programa Conviver", diz a primeira dama do Município, Mere Kayatt, que sempre acompanha e participa das atividades do programa.

O encerramento do Festival foi marcado pela realização de uma grande festa no Salão Paroquial da Igreja São José. O primeiro evento da tarde foi a realização do concurso de Miss e Mister Melhor Idade.

Os candidatos demonstraram todo o charme e beleza na passarela. O concurso foi acompanhado pela primeira dama Mere Kayatt, a mãe do prefeito Flavio Kayatt, Professora Labibe, pela secretária de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara.

A Miss Melhor Idade 2007 é Maria Inocência Veron, 61 anos. Dona Brígida Worman, de 78, foi escolhida a Missa Simpatia. Já o homem mais elegante é Waldir Truffa, de 67 anos. Também foram escolhidas as melhores duplas de dança. O título ficou com Cipriana Soares e Miguel.

O Festival é uma forma de promover a integração de todos os beneficiados pelo Programa Convier de todas as partes da cidade. Eles se encontram durante toda a semana onde se confraternizam, solidificando as relações tão importantes neste momento da vida", explica a secretária de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara.

Os participantes do Programa demonstram toda a satisfação em poderem desenvolver atividades que valorizam o grupo da melhor idade. "Participar do Conviver mudou a minha vida. Aqui eu faço ginástica, danço, converso com meus novos amigos, a gente se sente valorizada. É uma benção poder participar de tudo isso", declara Dona Brígida Worman.

Ela relata que adora fazer ginástica nas terças e quintas no bairro Planalto onde existe um pólo do Programa Conviver. "Não gosto de ficar parada. Por isso é uma satisfação sair da minha casa no ipê II para participar da ginástica, da dança, enfim, de todas as atividades", afirmou a cozinheira aposentada.

Minha vida mudou da água para o vinho


Para quem chegou há pouco no Programa Conviver, a experiência é considerada importante: "entrei no programa há dois meses e meio através de uma amiga que me contou da existência do Conviver. Minha vida mudou da água para o vinho depois que comecei a freqüentar o Centro de Convivência e participar das atividades. Uma mudança radical e, para melhor", afirma o comerciante Waldir Truffa que acaba de ser escolhido o Mister Melhor Idade de Ponta Porã.

Seu Waldir adora jogar sinuca, vôlei adaptado e também malha. Os jogos são disputados no Centro de Convivência localizado nas proximidades da Rodoviária, na cancha do Centro de Esporte e Lazer da Mooca I e na quadra da Poliesportiva do Grande Marambaia. 

A  freqüência nas atividades do Programa foi uma necessidade: "passei por sério problema de saúde. Fui atingido por uma trombose cerebral e o médico disse que sobrevivi por milagre. É uma doença que mata ou deixa seqüelas gravíssimas. Não foi o meu caso. Porém, ele me aconselhou fazer atividades físicas, mentais, de lazer, enfim. Decidí participar do programa com minha esposa que também adora o Conviver. Nos inscrevemos e não paramos mais", afirmou.

Demonstrou contentamento logo na recepção do programa. "Fomos muito bem recebidos. Hoje já temos um monte de amizades graças ao entrosamento. Na verdade entramos para uma família alegre", declara, acrescentando que "os profissionais que trabalham lá são sensacionais. As professoras são verdadeiros anjos. Tratam a gente com respeito, educação. Os exercícios fazem um bem danado", finalizou Seu Waldir.

A secretária de assistência Social agradeceu o apoio incondicional do prefeito Flavio Kayatt na realização do evento. Segundo ela, a Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã também teve atuação decisiva para o sucesso do Festival. O professor Adir Teixeira, diretor-presidente da FUNCESPP, juntamente com a vereadora Dulce Manosso, prestigiaram a encerramento do Festival que contou ainda com a realização de concurso de dança e um baile.

 

(Com informações da Prefeitura de Ponta Porã)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS