As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um recorde histórico em julho, conforme dados confirmados pela Secex e analisados pelo Cepea. Foram exportadas 310,2 mil toneladas — um aumento de 15,3% em relação a junho e 4% acima do recorde anterior, registrado em outubro de 2024. A receita também atingiu a máxima histórica de R$ 9,2 bilhões.
No mesmo mês em que entrou em vigor a nova tarifa norte-americana de 50% sobre a importação da carne bovina brasileira, as exportações para os Estados Unidos ficaram praticamente estáveis, com 18.235 toneladas embarcadas, um aumento de apenas 2 toneladas em relação a junho. A participação dos EUA no total das vendas caiu de 6,8% para 5,9%.
Por outro lado, a China elevou sua participação de 50% para 51,1%, com um aumento de 14,8% no volume exportado, totalizando 23.952 toneladas a mais em um mês. Além disso, diversos outros mercados ampliaram suas compras.
Pesquisadores do Cepea indicam que a indústria nacional reagiu à tarifa americana intensificando as vendas para outros destinos e realocando parte das operações para unidades em países não afetados pela tarifa.