O governo de Mato Grosso do Sul entregou hoje dia 10 de Junho a Licença de Instalação (LI) para a expansão da Cargill, em Três Lagoas. Serão investidos R$ 240 milhões no projeto. A produção da fábrica ampliará para 220 mil toneladas/ano de biodiesel, 24 mil toneladas/ano de glicerina destilada e 1.050 mil toneladas de esmagamento de soja por ano. A entrega foi no gabinete do governador Reinaldo Azambuja.
A fábrica Cargill, que fica em Três Lagoas, vai aumentar sua produção em 52%. Serão ampliados quatro projetos integrados: ampliação da capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina, ampliação dos modais ferroviário e, posteriormente, modais hidroviários.
A Cargill é uma das principais empresas nacionais e mundiais no mercado de commodities de soja e milho. Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a Cargill agrega valor e diversifica a matriz econômica do Estado. “É muito importante a expansão da Cargill porque Mato Grosso do Sul tem apresentado crescimento na produção de soja e precisamos que a indústria absorva esta produção. A Cargill agrega valor à matéria prima e vem ao encontro da proposta política do governador Reinaldo Azambuja para o setor industrial, que é agregar valor aos produtos e diversificar a matriz econômica” destacou via assessoria o secretário da Semade.
A entrega a Licença de Instalação para as obras de ampliação da Cargill está inserida nas políticas de incentivo fiscal do governo. Os benefícios fiscais terão vigência até 2028. Com a entrega da LI, a Cargill pode imediatamente começar as obras. “Isto mostra que Três Lagoas é um grande centro industrial e tem revelado grande potencial para a diversidade da base econômica de Mato Grosso do Sul” destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Durante a entrega da LI, Jaime demonstrou interesse na expansão dos negócios da Cargill no Estado. “Queremos que o grupo Cargill conheça outras potencialidades do Estado e dentro de seu plano de investimentos insiram outros negócios em Mato Grosso do Sul, diversificando a produção” afirmou Jaime.
O objetivo é aumentar a capacidade de processamento de soja de 2.100 toneladas por dia para 3.200 toneladas/dia. Dessa forma, a fábrica produzirá mais farelo e óleo para produção do biodiesel. Atualmente, a fábrica está operando com 80% de sua capacidade total.
Para tornar possível o empreendimento, serão contratados 25 novos funcionários. A obra contará com aproximadamente 500 trabalhadores. A previsão é que as ampliações e construções levem dois anos para serem concluídas. Com a construção da refinaria do projeto, será produzida uma glicerina com 99% de pureza, cujas aplicações são direcionadas às indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.
Cargill
No Brasil desde 1965 e com mais de 10 mil funcionários, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 16 Estados brasileiros por meio de unidades industriais, armazéns e escritórios em 191 municípios. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o sucesso por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Em 2014, alcançou receita líquida consolidada de R$ 26,2 bilhões.