O Grupo JE Artefatos de Cimento Ltda, de Arabutã (SC), inaugurou sua nova unidade em Jaraguari (MS) na sexta-feira (20), com um investimento de R$ 5,45 milhões. A nova fábrica, especializada na produção de pilares, vigas, tesouras, divisórias e placas de concreto, atenderá principalmente ao setor de suinocultura e avicultura em franco desenvolvimento, que tem se expandido no estado.
O empreendimento faz parte da política de interiorização do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Pró-Desenvolve. A iniciativa busca atrair empresas para cidades de médio e pequeno porte, promovendo o crescimento econômico e gerando emprego. Segundo o secretário Jaime Verruck, esse processo é fundamental para fortalecer as cadeias produtivas e o desenvolvimento sustentável do estado.
A nova unidade está localizada no Polo Empresarial de Jaraguari, a primeira indústria a se instalar no local. A área de 100 hectares foi adquirida pelo governo estadual e recebeu investimentos em infraestrutura para abrigar empresas de diversos setores. O coordenador de Competitividade Empresarial da Semadesc, Augusto de Castro, destacou a importância desse investimento para a cadeia da suinocultura e o agronegócio em geral.
Mairinco de Pauda/Semadesc
Grupo catarinense inaugura fábrica de pré-moldados em MS para atender demanda crescente do agronegócio
O sócio-proprietário Ezequiel Delalibera explicou que a demanda crescente do setor agroindustrial por estruturas pré-moldadas exigiu a ampliação da capacidade de produção da empresa. A nova fábrica adota um sistema automatizado e mais eficiente, permitindo maior produtividade e competitividade no mercado. Delalibera expressou confiança no sucesso do empreendimento e no potencial de crescimento em Mato Grosso do Sul.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades locais, empresários e familiares dos colaboradores. O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, agradeceu o apoio do governo estadual nas negociações para a instalação do polo e destacou a importância do novo empreendimento para o município. O prefeito eleito Cláudio Ferreira da Silva também se mostrou otimista com a chegada da empresa e a promessa de novos negócios na região.
Na cerimônia de inauguração da unidade de Jaraguari, o coordenador de Competitividade Empresarial da Semadesc, Augusto de Castro, representou o Governo do Estado e falou sobre a importância desse investimento para a cadeia da suinocultura e para o agronegócio em geral.
Divulgação/Asumas
A fábrica e especializada na produção de pilares, vigas, divisórias e placas de concreto, para atender ao setor de suinocultura e avicultura no MS
Castro frisou que o Governo do Estado tem adotado uma política de atração de negócios em diferentes ramos de atividade que estão mudando o perfil socioeconômico do Estado. “Fugimos do binômio boi-soja. Hoje temos o vale da celulose, a citricultura, suinocultura e avicultura em franco desenvolvimento. Vocês trazem a base para a cadeia se desenvolver, que são os galpões. O Governo tem parte nesse projeto, desde o início com a implantação do polo empresarial, e vamos continuar apoiando porque precisamos de empresas sérias comprometidas com a localidade, com as pessoas, com a meta de construir um Estado próspero”, afirmou coordenador da Semadesc.
O prefeito de Arabutã (SC), Alguim Ricardo Metz, ressaltou a importância da iniciativa e a coragem dos sócios da empresa, Ezequiel Delalibera e Juarez Camilo. A unidade de Jaraguari ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, com 1.550 metros quadrados de área construída. A fábrica tem capacidade de produção mensal de 150 metros cúbicos de estruturas para barracões e 30 metros cúbicos de outros artefatos de cimento.
Com 90% da matéria-prima proveniente de Mato Grosso do Sul, a unidade de Jaraguari destina 85% da produção para o mercado interno.