A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou três novas mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul neste ano, conforme o mais recente boletim epidemiológico. Os óbitos ocorreram em Ponta Porã (idosa de 75 anos com doenças cardiovascular e neurológica crônica), Dourados (idoso de 85 anos sem comorbidades) e Sidrolândia (mulher de 52 anos com obesidade, hipertensão e doença crônica).
Desde o início do ano, a doença já infectou 2.397 pessoas no estado, com uma taxa de incidência de 435,2 casos por 100 mil habitantes. Campo Grande concentra 17,69% das notificações, totalizando 424 casos confirmados até o momento.
A cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul é de 83,6%, abaixo da média nacional de 86,5%. No entanto, o índice cai ainda mais quando analisada a adesão ao reforço bivalente. Especialistas alertam para a importância da imunização, especialmente entre os grupos de risco.
No último dia 31 de março, completaram-se cinco anos da primeira morte por Covid-19 no estado. A vítima foi Eleuzi Silva Nascimento, de 64 anos, moradora de Batayporã, que faleceu em Dourados. O caso marcou o início de uma pandemia que já vitimou 7 milhões de pessoas no mundo e mais de 7 milhões no Brasil.