As potencialidades de Mato Grosso do Sul no contexto nacional e internacional foram evidenciadas no 30º Encontro Jovens da Agropecuária, realizado no sábado (30), em comemoração aos 10 anos da Comissão Famasul Jovem. Durante o evento, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou os investimentos em setores estratégicos como celulose, bioenergia, proteína animal, logística e sustentabilidade.
O encontro ressaltou a relevância da juventude no agronegócio, promovendo debates sobre liderança, comunicação digital e oportunidades no setor. Além disso, uma Feira de Oportunidades foi organizada para conectar os jovens ao mercado de trabalho. Em sua apresentação, Jaime Verruck traçou um panorama das potencialidades e desafios de Mato Grosso do Sul, enfatizando o expressivo crescimento econômico do estado, especialmente no agronegócio, com o PIB registrando uma expansão de 32% em 2023, o maior entre os estados brasileiros.
Agência de Notícias
Casos de sucesso demonstraram como a comunicação digital pode ser usada para fortalecer a imagem do produtor rural
“Mato Grosso do Sul alcançou o topo do ranking nacional em investimentos públicos per capita, com R$ 1.177, o que reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário. Ele também mencionou a importância de alinhar crescimento econômico a estratégias sustentáveis, consolidando o estado como um modelo de inovação e liderança no Brasil.
Um momento significativo do evento foi a entrega da “Carta dos Jovens da Agropecuária” ao presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. O documento reforça o papel das novas gerações no desenvolvimento sustentável do estado. Lucas Ingold, presidente da Comissão Famasul Jovem, enalteceu o trabalho de diversas gerações que transformaram Mato Grosso do Sul em referência em práticas sustentáveis, inovação tecnológica e desenvolvimento humano.
As redes sociais também foram tema de destaque. Casos de sucesso demonstraram como a comunicação digital pode ser usada para fortalecer a imagem do produtor rural. “Se você não estiver presente nas redes sociais, seu concorrente estará. Seja criativo”, aconselharam os palestrantes. O consultor Marco Ripoli complementou com insights sobre o papel estratégico da governança, destacando que sustentabilidade e ambiente dependem de uma gestão sólida.
Por fim, Luciana Kliemann, arquiteta e sucessora rural, avaliou positivamente o evento. “Fiquei impressionada com a qualidade das palestras. O encontro não apenas abriu portas para oportunidades de trabalho, mas também foi uma fonte rica de conhecimento sobre o cenário agropecuário. O networking proporcionado foi a cereja do bolo”, afirmou, refletindo o entusiasmo dos participantes.