O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 apresentou uma queda acentuada de 10,2% nos primeiros dez dias de dezembro, fechando o período cotado a R$ 316,10. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a baixa é atribuída à concentração pontual nas entregas, além de ofertas de preços reduzidos por parte dos frigoríficos, que dificultaram negociações de volumes maiores.
No mercado atacadista da Grande São Paulo, a carcaça casada bovina também seguiu em desvalorização, acumulando uma retração de 3,44% no mesmo período.
Exportações em queda impactam demanda doméstica
As exportações de carne bovina, que haviam registrado crescimento de 21% em novembro na comparação anual, recuaram 15,6% em relação ao recorde observado em outubro. Na primeira semana de dezembro, os embarques mantiveram a tendência de queda, com volumes inferiores aos registrados na última semana de novembro.
Essa redução no ritmo das exportações diminuiu o interesse dos frigoríficos pelo boi gordo, refletindo diretamente nos preços do mercado interno, segundo os pesquisadores do Cepea.
A dinâmica de preços no setor segue atrelada às variações de demanda tanto no mercado interno quanto externo, com a cautela de frigoríficos e vendedores moldando o cenário de negociações neste final de ano.