Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Abril de 2025



Economia Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024, 15:21 - A | A

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024, 15h:21 - A | A

Economia

Pequenos negócios lideram geração de empregos em Mato Grosso do Sul, impulsionados pela diversificação econômica

Setor de serviços lidera contratações, com destaque para engenharia e transporte rodoviário de carga

Vivianne Nunes
Capital News

Os pequenos negócios em Mato Grosso do Sul têm se consolidado como motores do mercado de trabalho, sendo responsáveis por 74% das vagas formais criadas no estado entre janeiro e outubro de 2024, segundo dados do Sebrae/MS baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No período analisado, o saldo total de empregos formais no estado foi de 26.972 postos. Destes, 19.933 foram gerados por micro e pequenas empresas (MPEs), enquanto as médias e grandes empresas (MGEs) responderam por 5.996 vagas.

Setores em destaque

Entre os pequenos negócios, o setor de Serviços liderou a geração de empregos com 10.233 novas vagas, seguido pelo Comércio (3.884), Indústria de Transformação (2.215), Construção (2.070) e Agropecuária (1.284).

Dentro das atividades econômicas específicas, os destaques ficaram com Serviços de Engenharia, que geraram 1.307 postos, Transporte Rodoviário de Carga, com 1.245, e Atividades de Apoio à Agricultura, com 637.

Diversificação econômica e impacto nas MPEs

Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, apontou que o crescimento e a diversificação econômica do estado, impulsionados por grandes investimentos em setores estratégicos como celulose, etanol e citricultura, têm criado novas oportunidades para os pequenos negócios.

“O estado vive um momento ímpar da sua história econômica. A transformação que estamos vivenciando agrega valor aos produtos primários, como boi, soja, milho e eucalipto, trazendo um boom de investimentos. Este modelo tem gerado uma forte geração de empregos, especialmente entre os pequenos negócios, que atuam como protagonistas nessa cadeia,” destacou Estanqueiro.

Oportunidades para profissionais e empreendedores

Com o cenário econômico favorável, Estanqueiro enfatizou a importância de qualificação profissional e empreendedorismo. “Precisamos de profissionais capacitados para atender à crescente demanda, seja na indústria, serviços ou comércio. Para quem deseja se inserir no mercado ou empreender, este é um momento rico, repleto de oportunidades,” afirmou.

O estudo completo sobre o impacto das MPEs na geração de empregos em Mato Grosso do Sul pode ser acessado no Data Sebrae. Mais informações estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS