A Suzano, gigante global na produção de celulose e bioprodutos de eucalipto, está ampliando sua rede logística para dar suporte à nova fábrica em Ribas do Rio Pardo. Para permitir o transporte da celulose fabricada na nova unidade até o Porto de Santos por meio de trens, já está em construção um terminal intermodal no município de Inocência.
Com uma área total de aproximadamente 24,2 mil m², o novo terminal se localiza estrategicamente próximo à rodovia MS-240 e inclui 8,8 mil metros de linha ferroviária. O projeto busca aumentar a eficiência do processo de desembarque dos caminhões e embarque nos vagões, para acelerar o escoamento. Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, explicou que o empreendimento se encaixa na visão da empresa de alinhar inovação e sustentabilidade, tendo em vista o compromisso de remover mais de 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2030.
Ao fortalecer seus canais logísticos, a Suzano reduzirá a dependência do transporte rodoviário, optando pelo mais sustentável transporte ferroviário. Isso não apenas torna o processo mais eficiente e competitivo, como também contribui para a redução da emissão de CO² e promove um impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico da região.
As obras do novo terminal já estão em andamento, com cerca de 280 trabalhadores envolvidos em atividades como terraplanagem, implantação da ferrovia e fundações prediais. A previsão é de que cerca de 320 postos de trabalho sejam criados no auge da construção em novembro deste ano. Após a conclusão, esperada para o terceiro trimestre do próximo ano, o terminal operará com cerca de 80 postos de trabalho.
Além desse investimento, a Suzano também está ampliando e aprimorando seus terminais no Porto de Santos, o T32 e o DPW. Essas melhorias incluem o aumento de cerca de 30 mil m² na capacidade de depósito, a implementação de pórticos rolantes para descarga de cargas ferroviárias e a expansão do sistema de pontes rolantes para movimentação de celulose. As melhorias visam não somente à eficiência operacional, mas também a consolidar o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
A previsão é de que as obras no Porto de Santos, no terminal de Inocência e da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo sejam concluídas até o terceiro trimestre de 2024.